Paris: agora é possível nadar no Rio Sena; saiba onde e quando

Após teste nas Olimpíadas, águas voltam a ser abertas para banhistas depois de mais de um século de proibição

Por Maurício Brum
5 jul 2025, 14h00
nadar-no-sena-paris
Será a primeira vez desde 1923 em que haverá autorização para banho no perímetro urbano da capital francesa (@jerileecornelio/Unsplash)
Continua após publicidade

O que por muito tempo pareceu uma lenda urbana vai se tornar realidade em 2025: ao longo de pouco mais de 50 dias do verão francês será possível nadar em trechos do Rio Sena, em Paris.

Famoso por um nível de poluição que incluía até a imagem desagradável de ratos mortos boiando ao lado dos barcos turísticos, o Sena vivenciou um processo intenso de descontaminação em anos recentes, influenciado pelos Jogos Olímpicos do ano passado.

Embora a abertura para o público geral tenha demorado outro ano inteiro, o triunfo da limpeza promovida pelas autoridades francesas parece finalmente render seus primeiros frutos. Serão cenas que não eram vistas há mais de século: pessoas se banhando nas águas do rio, dentro do perímetro urbano da capital.

Olimpíadas marcaram retorno do Sena balneável

O grande cartão de visitas da volta do Rio Sena como opção para mergulhos ocorreu durante as Olimpíadas, quando as provas da maratona aquática foram realizadas em suas águas. A viabilidade desses eventos foi proporcionada por investimentos bilionários em descontaminação.

Ainda assim, houve razões de sobra para colocar em dúvida o sucesso da empreitada: em 2024, os Jogos Olímpicos aconteceram justamente após um período de muita chuva, situação que acaba provocando um aumento temporário da poluição devido à entrada de impurezas vindas das redes pluviais e de saneamento.

Por consequência, as provas esportivas acabaram sendo adiadas por conta do nível elevado de micro-organismos nas águas do Sena. Apesar das críticas, porém, todas as competições foram realizadas, abrindo caminho para uma nova situação em 2025.

Continua após a publicidade

Quando (e onde) nadar no Sena em 2025

Outro ano inteiro de esforços para limpar e manter o Sena balneável renderam um calendário para mergulhos: entre 5 de julho e 31 de agosto de 2025, estará liberada a entrada no rio. É a primeira vez desde 1923 que essa autorização é concedida.

Ainda assim, esse primeiro momento segue com restrições. Além da janela de datas limitada ao verão francês, também há um controle de locais onde a balneabilidade é assegurada. Nessa fase, são três pontos autorizados:

Grenelle: esse setor fica próximo à Torre Eiffel, e inclui áreas com profundidade reduzida para garantir o acesso a famílias com crianças pequenas. Será possível mergulhar todos os dias, mas com horários variáveis (das 10h às 17h30 em dias úteis, das 10h às 16h45 aos sábados e, aos domingos, das 10h às 12h, das 12h30 às 14h15, e das 14h45 às 17h30).

Bercy: localizada no 12º arrondissement, essa alternativa é considerada aquela com área mais ampla e maior oferta de atividades para se fazer. O banho está autorizado diariamente das 11h às 21h.

Continua após a publicidade

Bras Marie: em frente à Île Saint-Louis, a “outra ilha” de Paris (menos famosa que a Île de la Cité, onde fica a Catedral de Notre-Dame), essa área abre de segunda a sábado das 8h às 11h30, e nos domingos das 8h30 às 17h30.

É importante destacar que, nos trechos localizados no coração de Paris, toda a navegação será interrompida nos horários em que há previsão de banhistas na área. Também pode haver alteração do cronograma em função das condições climáticas.

Confira outras informações no site da cidade.

Leia tudo sobre Paris

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Paris

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade