Paris: 8 pratos franceses que merecem o pódio
A França corre na frente quando o assunto é culinária e uma visita ao país pede que você se aventure em pratos como boeuf bourguignon, ratatouille, escargots...
As Olimpíadas de 2024 conquistaram o público não só pelas medalhas, mas também pelos cenários onde as competições aconteceram e que inspiram uma visita ao país. Em matéria de gastronomia, a França ocupa o pódio dos melhores momentos de qualquer viagem. Confira oito pratos imperdíveis.
Boeuf bourguignon
Como o nome indica, o boeuf bourguignon é uma receita clássica da região da Borgonha, no centro da França. A base é um bife marinado no vinho tinto e cozido lentamente com cogumelos, bacon, batatas e cebolas. Outros legumes e massa podem ser servidos como acompanhamento.
Escargots
Ame ou odeie: os escargots são um dos pratos mais lembrados quando se trata de culinária francesa. Podem ser consumidos como aperitivo ou prato principal. O preparo mais clássico para os caramujos são os escargots à la Bourguignonne, que são assados no forno e servidos com manteiga de alho.
Pot-au-feu
Se fosse traduzido para a cultura brasileira, o pot-au-feu significaria algo como cozido ou carne de panela. A receita inclui carne, cenouras, batatas, cebolas, alho-poró, salsão e outros legumes. O caldo pode ser servido como primeiro prato, com a carne e os legumes sendo apresentados em seguida.
Blanquette de veau
Outro clássico francês com carne, a blanquette de veau é feita com carne de vitela, cenouras, ervas e manteiga. A carne é ensopada e servida em um molho claro feito com ovos e creme.
Ratatouille
Mais amigável aos vegetarianos, o ratatouille, além de ser nome do filme do famoso ratinho cozinheiro francês, é um prato tradicional com uma variedade de legumes cozidos. Berinjelas, abobrinhas, pimentões vermelhos e amarelos, tomates, cebolas e temperos compõem a receita, que vai ao forno e é servida quente.
Madeleine
A madeleine é marcante para a cultura francesa por mais de um motivo: o autor Marcel Proust, no livro Em Busca do Tempo Perdido, narra como uma mordida do doce transportou o personagem direto a uma cena de seu passado. Se você também quiser criar memórias duradouras na França, provar o bolinho com sabor de mel e toques de limão é uma boa pedida.
Crème brûlée
A sobremesa clássica, estrela das telas no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), é uma espécie de pudim de baunilha. O creme é feito com ovos, creme de leite e açúcar. O segredo é a casquinha de açúcar maçaricado por cima: basta quebrá-la com uma colher e se deliciar.
Crêpe suzette
Opção de sobremesa ou café da manhã, o crepe tem uma forma especial de preparo: depois de sair da frigideira, a massa fina recebe uma calda doce de laranja. Embora a versão clássica leve apenas o xarope cítrico, não faltam opções de outros sabores e recheios.