O que esperar do Ramadã em Dubai
Emirado continua em pleno funcionamento e visitantes têm oportunidade de imergir na cultura local
Em 2025, o período correspondente ao início e fim do Ramadã no calendário gregoriano será de 28 de fevereiro a 29 de março. O mês mais sagrado do calendário islâmico transforma Dubai com decoração temática e eventos especiais, além de convidar residentes e visitantes a vivenciarem um período de reflexão, espiritualidade e celebração.
O emirado continua a funcionar plenamente e os visitantes podem participar das refeições de quebra do jejum e outras atividades culturais. Veja o que esperar de uma visita a Dubai durante o Ramadã:
Experiências gastronômicas
O iftar é um dos momentos mais aguardados do dia. Ao pôr do sol, o som dos canhões ecoa pela cidade, marcando a quebra do jejum. Restaurantes renomados oferecem menus especiais, destacando sabores do Oriente Médio e do Norte da África. Entre os destaques estão o Asateer Tent no Atlantis, The Palm, o Al Hadheerah no resort Bab Al Shams e o exclusivo Armani Hotel, no Burj Khalifa.
Para uma experiência mais tradicional, o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU) convida visitantes a compartilhar um iftar com a comunidade local, proporcionando uma imersão na cultura e tradições dos Emirados Árabes.
Eventos e atividades culturais
Dubai se enche de atividades especiais durante o Ramadã. O bairro histórico de Deira recebe um souk especial de Ramadã, enquanto o Expo City Dubai organiza o Hai Ramadan, com workshops para as crianças, lojas, contação de histórias e restaurantes que proporcionam a experiência do iftar.
Já no Global Village, os visitantes podem assistir apresentações culturais e provar pratos típicos de diversos países. Outro destaque é a cerimônia do disparo do canhão, uma tradição que anuncia o início e o fim do jejum diário. Os tiros são realizados em pontos icônicos da cidade, como Burj Khalifa e Madinat Jumeirah.
Celebrações do Eid Al-Fitr
O Ramadã se encerra com o Eid Al-Fitr, previsto para ocorrer entre 31 de março e 2 de abril de 2025. Essa é uma das maiores celebrações do mundo islâmico, marcada por festividades, doações e encontros familiares. Em Dubai, a data é comemorada com fogos de artifício, eventos culturais e promoções especiais em shopping centers.
Etiqueta e outras dicas
Dubai acolhe visitantes de todas as nacionalidades e crenças durante o Ramadã. Embora não seja necessário jejuar, é recomendável respeitar o período evitando comer, beber ou mascar chiclete em público durante o dia. Vestir-se modestamente e demonstrar respeito pelas práticas religiosas também são atitudes valorizadas.
Resolva sua viagem aqui
Fazenda do Chocolate: bate e volta saboroso a 100 km de São Paulo
8 unidades do Sesc para fugir do calor e redescobrir São Paulo no verão
Feriados 2026: o ano das superpontes para viajar mais usando menos dias de férias
Parque da Disney recebe exposição com figurinos de Taylor Swift na The Eras Tour
28 passeios para fazer com crianças em São Paulo e interior





