Continua após publicidade

México: como é a celebração do Dia dos Mortos

Um dos feriados mais importantes para os mexicanos, o Día de los Muertos é festejado com procissão, oferendas e fantasias

Por Lucca Bessa
18 out 2024, 12h00
Noche de Muertos, Janitzio, Mexico
Noche de Muertos em Janitzio, no México (Miguel Angel Mandujano Contreras/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Todo dia 1 e 2 de novembro, caveiras, esqueletos, flores, velas e oferendas tomam conta das ruas e cemitérios do México em homenagem aos que já se foram. Trata-se do Dia de los Muertos (Dia de Finados), uma das mais importantes festas da tradição mexicana que já foi retratada de diversas formas: em murais (inclusive de Diego Rivera), pinturas, literatura e até mesmo na animação da Pixar Viva – A Vida é uma Festa, que foi sucesso de bilheteria. 

Inicialmente uma festa indígena, o Dia de los Muertos passou a agregar elementos da fé católica após a colonização espanhola. Desde então, as tradições são diversas: é comum, por exemplo, que se leve aos túmulos daqueles que se foram os seus pratos favoritos. As oferendas são formas de lembrar pessoas queridas e evocar seus espíritos para um dia de celebração no mundo dos vivos. Nas culturas pré-hispânicas, a morte não é uma separação ou rompimento, mas uma etapa da vida.

As celebrações costumam ser repletas de cores: crianças se fantasiam com roupas típicas e máscaras ou pinturas imitando caveiras. Músicos cantam as canções preferidas daqueles que se foram e dos que estão lá para celebrar também. Em suma: uma celebração dos mortos e da vida!

A origem do Dia de Los Muertos

O Dia de los Muertos tem origem em tradições Toltecas e Aztecas que acreditavam que a alma daqueles que se foram voltavam uma vez ao ano para reencontrar os amigos e parentes vivos. Com a colonização espanhola, as celebrações foram mantidas e rearranjadas para os dias de todos os santos e finados — tradicionais festejos católicos. 

As imagens mais famosas do Dia dos Mortos são as simpáticas caveiras coloridas, além de La Catrina — personagem do artista José Guadalupe Posada —, associada à deusa asteca Mictecacíhuatl, esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.

Continua após a publicidade

Quando acontece o Dia de Los Muertos

As festas do Dia de los Muertos acontecem anualmente nos dias 1 e 2 de Novembro. O primeiro dia é chamado de Día de los Inocentes (dia dos inocentes) ou Día de los Angelitos (dia dos anjinhos), e são especialmente dedicados à memória das crianças. O segundo é efetivamente o Día de Los Muertos, quando ocorrem as maiores paradas e celebrações.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ciudad De México / Mexico City (@cdmx_oficial)

Continua após a publicidade

Onde celebrar o Dia de Los Muertos

As festas ocorrem por todo o México, mas algumas são maiores ou mais conhecidas. Na Cidade do México, por exemplo, ocorre o Desfile de Alebrijes, no qual milhares de mexicanos vão às ruas vestidos com as tradicionais pinturas de caveiras e carregando representações dos alebrijes: figuras coloridas de animais místicos, produzidos por artesãos especialmente para a parada.

Na cidade de Mérida, 300 km a leste de Cancún, mais de 5o mil pessoas são esperadas para as procissões chamadas de Paseo de las Animas (caminhada das almas) em as pessoas carregam uma vela e caminham do cemitério até o centro da cidade, realizando uma série de homenagens e oferendas pelo caminho.

Leia tudo sobre o México

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade