Mendoza: Zuccardi é eleita melhor vinícola do mundo

Pelo terceiro ano consecutivo a bodega do Valle de Uco domina o pódio da premiação. Veja a lista com as 50 vinícolas que compõem o ranking

Por Bárbara Ligero Atualizado em 21 set 2021, 14h30 - Publicado em 21 set 2021, 14h00

O prêmio World’s Best Vineyards 2021 elegeu pela terceira vez consecutiva a argentina Zuccardi Valle de Uco como a melhor vinícola do mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos. O anúncio foi feito no dia 21 de setembro. O ranking foi elaborado por mais de 500 jurados (experts em vinho, sommeliers e jornalistas de turismo de diferentes nacionalidades), que levaram em consideração não somente a qualidade dos rótulos da vinícola, mas o conjunto da obra: os tours, a infraestrutura, a gastronomia, a degustação, o local, a vista – tudo o que contribui para a experiência do visitante. 

A Zuccardi se destaca em vários destes quesitos. Em primeiro lugar, por sua localização: ela está aos pés da Cordilheira dos Andes, no Vale do Uco, a mais de mil metros acima do nível do mar e com uma vista incrível para as montanhas. Outro trunfo: está a cerca de 100 quilômetros de Mendoza, uma meca dos adoradores de vinhos.

Um dos maiores charmes da Zuccardi Vale de Ulco certamente é a localização, perto dos Andes. Crédito:
Um dos maiores charmes da Zuccardi Vale de Ulco certamente é a localização, perto dos Andes. Crédito: Vinícola Zuccardi/Reprodução

A arquitetura da vinícola é outro motivo de deslumbramento. De estilo modernista, a construção é toda feita de pedras naturais da região e concreto, como homenagem ao cenário montanhoso, e assume uma postura imponente ao redor dos vinhedos e da cordilheira. Na bodega, nada de barricas de madeira ou inox  – o vinho é armazenado em grandes tanques de concreto!

O cenário montanhoso ao redor dos vinhedos serviu de inspiração para a arquitetura da Zuccardi, toda feita com pedras da região. Crédito:
O cenário montanhoso ao redor dos vinhedos serviu de inspiração para a arquitetura da Zuccardi, toda feita com pedras da região. Crédito: Vinícola Zuccardi/Reprodução
Nada de barricas: os vinhos da Zuccardi são armazenados em tanques de concreto. Crédito:
Nada de barricas: os vinhos da Zuccardi são armazenados em tanques de concreto. Crédito: Vinícola Zuccardi/Reprodução

Na vinícola, o restaurante Piedra Infinita (que, como seu próprio nome bem diz, também é feito todo de pedras), serve um menu degustação de quatro etapas, com produtos sazonais da região e harmonizados com os vinhos da casa. O bônus são os janelões de vidro, que garantem um ângulo privilegiado das montanhas e vinhas.

Como o World’s Best Vineyards definiu, a Zuccardi Valle de Uco é uma joia dos Andes, com uma das experiências “mais deslumbrantes do mundo” e um “conjunto memorável e perfeito”. As visitas devem ser reservadas com antecedência (veja mais informações aqui).

Restaurante Piedra Infinita, com vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes. Crédito:
Restaurante Piedra Infinita, com vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes. Crédito: Vinícola Zuccardi/Reprodução

A Família Zuccardi possui outras vinícolas pela região de Mendoza, como a famosa unidade de Maipú, a Casa del Visitante. Além das atividades clássicas, os turistas podem percorrer os vinhedos de bicicleta, a bordo de carros antigos e até mesmo de balão. Por lá, também são oferecidas cursos de culinária, aulas de como fazer azeite de oliva e também de degustação (confira todos os passeios oferecidos e faça sua reserva aqui).

Na Casa del Visitante, outra bodega dos Zuccardi, você pode sobrevoar as vinhas a bordo de um balão. Crédito:
Na Casa del Visitante, outra bodega dos Zuccardi, você pode sobrevoar as vinhas a bordo de um balão. Crédito: Vinícola Zuccardi/Reprodução
Nem só de vinhos vive a Zuccardi: a degustação de azeites também é muito procurada. Crédito:
Nem só de vinhos vive a Zuccardi: a degustação de azeites também é muito procurada. Crédito: Vinícola Zuccardi/Reprodução

Em 2020, quando a Zuccardi Valle de Uco foi eleita a melhor vinícola do mundo pela segunda vez, pedimos para os nossos seguidores no Instagram contarem como tinha sido a sua experiência na vinícola. A postagem rendeu os comentários a seguir:

“Lugar fantástico e arquitetura maravilhosa. Fomos apenas para passeio e degustação e nos apaixonamos pelos vinhos: Emma Zuccardi e José Zuccardi! Já quero voltar!”
“Degustação de azeites muito boa!”
“Lugar maravilhoso, almoço harmonizado delicioso em um restaurante com bastante verde! Na nossa viagem, foi o ponto alto”
“O almoço harmonizado é delicioso!”
Belíssima vista, almoço e degustação fantásticos. Lugar lindo!”
“Estive lá faz alguns anos e foi uma bela experiência: lindo passeio, ótimo almoço e vinhos maravilhosos.”}
“Vinícola fantástica com o melhor restaurante, o Piedra Infinita.”

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

World’s Best Vineyards 2021

O ranking foi elaborado pelos mesmos idealizadores do World’s 50 Best Restaurants, considerado o “Oscar” da gastronomia. Em sua terceira edição, em 2021, a lista premiou 50 vinícolas de 16 países diferentes – inclusive alguns pouco conhecidos por sua produção de vinho, como Líbano e Japão, como forma de inspirar viajantes a explorar novas regiões. 

A América do Sul não apenas levou o primeiro lugar (pela segunda vez consecutiva), como também se consagrou como a melhor região do mundo para o enoturismo, com 11 vinícolas no top 50. Entre os destaques, a uruguaia Bodega Garzón ficou na quarta posição e as chilenas Montes e VIK ficaram em 5º e 8º lugar, respectivamente. Nenhuma vinícola brasileira entrou na lista.

A Bodega Garzón, do Uruguai, ficou em quarto lugar no ranking mundial. Crédito:
A Bodega Garzón, do Uruguai, ficou em quarto lugar no ranking mundial. Crédito: Bodega Garzón/Reprodução

A espanhola Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal foi eleita a melhor vinícola da Europa e ocupa a segunda posição do ranking mundial. A sua arquitetura icônica foi projetada por Frank Gehry, responsável pelo Museo de Bilbao. No top 10, há outros três estabelecimentos europeus: Châtau Margaux (França, 3º lugar), Antinori nel Chianti Classico (Itália, 6ª posição) e González Byass – Bodegas Tio Pepe (Espanha, 9º lugar).

Todos os cantos do mundo apareceram no top 50. Os Estados Unidos conquistaram o título de 40ª melhor vinícola do mundo com a Robert Mondavi Winery, da famosa região de Napa Valley. Já sul-africana Creation (10ª posição), a neozelandesa Craggy Range (11ª posição) e a libanesa Karam Wines (14ª posição) foram os destaques de seus continentes. 

Herederos del Marqués de Riscal, Espanha
Projetada por Frank Gehry, a Herederos del Marqués de Riscal foi eleita a melhor da Europa. Crédito: Herederos del Marqués de Riscal/Divulgação

Confira o top 50 a seguir:

  1. Zuccardi Valle de Uco (Argentina)
  2. Marqués de Riscal (Espanha)
  3. Château Margaux (França)
  4. Bodega Garzón (Uruguai)
  5. Montes (Chile)
  6. Antinori nel Chianti Classico (Itália)
  7. Catena Zapata (Argentina)
  8. Viña Vik (Chile)
  9. Gonzalez Byass – Bodegas Tio Pepe (Espanha)
  10. Creation (África do Sul)
  11. Craggy Range (Nova Zelândia)
  12. Château Smith Haut Lafitte (França)
  13. Champagne Taittinger (França)
  14. Karam Wines (Líbano)
  15. Rippon (Nova Zelândia)
  16. Quinta do Castro (Portugal)
  17. Clos Apalta (Chile)
  18. Trapiche (Argentina)
  19. Quinta da Avelada (Portugal)
  20. Sikory (Rússia)
  21. Chateau Oumsiyat (Líbano)
  22. Domäne Wachau (Aústria)
  23. Lefkadia Valley (Rússia)
  24. El Enemigo (Argentina)
  25. Henschke (Austrália)
  26. Familia Torres (Espanha)
  27. Soalheiro (Portugal)
  28. Viña Santa Rita (Chile)
  29. Quinta do Noval (Portugal)
  30. Delaire Graff Estate (África do Sul)
  31. d’Arenberg (Austrália)
  32. Abadía Retuerta (Espanha)
  33. Château Mercian Mariko Winery (Japão)
  34. Schloss Johannisburg (Alemanha)
  35. Bodega Colomé (Argentina)
  36. Château Mouton Rothschild (França)
  37. Penfolds Magill Estate (Austrália)
  38. Quinta do Bomfim (Portugal)
  39. Château Heritage (Líbano)
  40. Robert Mondavi Winery (Estados Unidos) 
  41. Viña Casas del Bosque (Chile)
  42. SuperUco (Argentina)
  43. Bodegas RE (Chile)
  44. Klein Constantia Winery (África do Sul)
  45. Viu Manent (Chile)
  46. Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
  47. Ridge Vineyards, Monte Bello (Estados Unidos)
  48. Château Cana (Líbano)
  49. Quinta do Vallado (Portugal)
  50. Quinta do Infantado (Portugal)

Leia tudo sobre Mendoza

Busque hospedagem em Mendoza

  • Continua após a publicidade
    Publicidade