Continua após publicidade

Machu Picchu tem novas regras de visitação

A atração número um do Peru anunciou mudanças no número de visitantes, circuitos disponíveis e tempo de tolerância de atraso

Por Bárbara Ligero
6 jul 2024, 18h00
Machu Picchu, Peru
As novas regras estão relacionadas ao início da alta temporada em Machu Picchu (Eddie Kiszka/Unsplash)
Continua após publicidade

Tendo em vista o início da alta temporada em Machu Picchu, o Ministério da Cultura do Peru aprovou uma série de mudanças na visitação da Cidade Perdida dos Incas. As novas regras ficarão em vigor durante o período de 1º de junho a 15 de outubro de 2024, para atender o aumento da demanda.

A primeira mudança diz respeito à quantidade de visitantes que o sítio arqueológico pode receber a cada dia: o número passou de 4.044 para 5.600 pessoas.

Dos 5.600 ingressos disponíveis por dia, 1.000 continuam serão disponibilizados de forma presencial em Machu Picchu. A bilheteria física, no entanto, deve ser usada como último recurso, já que as filas são longuíssimas. O ideal é comprar com dois a três meses de antecedência pela internet.

A venda virtual dos ingressos é feita através do portal tuboleto.cultura.pe.

Ao comprar os ingressos, os visitantes já devem decidir o circuito e o horário da visita. Antes das mudanças, existiam cinco circuitos disponíveis. Desde 1º de junho, só estão disponíveis três circuitos: Circuito Panorâmico (nº 1), Circuito de Llaqta / Machu Picchu Clássico (nº 2) e Circuito da Realeza (nº 3).

O Circuito Panorâmico (nº 1) pode ser combinado com a montanha Machu Picchu. Já o Circuito da Realeza (nº 3) pode ser combinado com a montanha Huayna Picchu (também conhecida como Wayna Piccchu) ou com a montanha Huchuy Picchu.

Continua após a publicidade

A última mudança está relacionada ao tempo de tolerância para entrar em Machu Picchu, que aumentou de 30 para 45 minutos. Dessa forma, se a sua entrada estiver marcada para acontecer das 10h às 11h, você pode chegar no máximo até 11h45. Depois disso, seu acesso será negado.

Saiba mais sobre cada um dos circuitos:

Circuito Panorâmico (nº 1)

O circuito é chamado de “panorâmico” porque dá acesso aos pontos mais altos de Machu Picchu, onde é possível tirar fotos da paisagem e das construções da antiga cidadela inca. Atenção: o ingresso não dá direito a descer até as ruínas.

Circuito de llaqta / Machu Picchu Clássico (nº 2)

É neste circuito que os visitantes fazem a foto clássica com Machu Picchu ao fundo. O passeio também permite visitar as ruínas, entre as quais se destacam a Rocha Sagrada, a Praça Principal, os espelhos d’água, a Porta do Sol, o setor das Pedreiras e o Mirante do Templo do Sol, o Jardim Botânico, o Templo Principal e o Templo das Três Janelas, a Rocha Sagrada e o setor de Qolqas. Além disso, perto do final da rota, os visitantes podem optar por visitar o Sala dos Espelhos ou o Templo do Condor.

Circuito da Realeza (nº 3)

Como o circuito começa na parte inferior de Machu Picchu, ele não é recomendado para quem quiser tirar fotos panorâmicas. Porém, o passeio permite visitar os setores agrícolas e urbanos da antiga cidadela, passando pelos setores Qolqas, Fontes de Água, Templo do Sol, Casa do Inca, Recinto dos Três Portas e Recinto dos Doze Vãos. No final, os visitantes podem escolher entre visitar a Sala dos Espelhos e o Templo do Condor.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Peru

Busque hospedagem em Cusco

Veja as melhores opções de voos para o Peru

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade