Continua após publicidade

Londres: 40 anos de carreira de Naomi Campbell brilham em exposição

No museu V&A, peças de alta costura, fotografias e vídeos contam a história da modelo, da juventude ao estrelato

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 13 jul 2024, 10h13 - Publicado em 13 jul 2024, 10h00
NAOMI: In Fashion, V&A South Kensington, Londres
Exposição inclui roupas icônicas usadas por Campbell ao longo de sua carreira (V&A South Kensington/Divulgação)
Continua após publicidade

Do primeiro desfile em 1986, não demorou muito para Naomi Campbell se consagrar como uma das modelos mais importantes do mundo. Dois anos após sua estreia, Campbell se tornou a primeira modelo negra a aparecer na capa da Vogue Paris, com apenas 18 anos.

Olhando para suas icônicas quatro décadas anos de carreira, é fato que a modelo revolucionou a indústria da beleza dentro e fora das passarelas. Aos 54 anos, Naomi Campbell continua desfilando e ganhou uma exposição que celebra sua trajetória: NAOMI: In Fashion, no V&A South Kensington, em Londres

É a primeira vez que o V&A dá destaque para uma modelo em vez do designer que projeta as peças de roupa – mais um momento de pioneirismo para a conta de Campbell. 

NAOMI: In Fashion, V&A South Kensington, Londres
A vida de Campbell será contada a partir de suas roupas (V&A South Kensington/Divulgação)

Não deve ser surpresa, mas a moda é o grande destaque da exposição, que ocupa dois andares. Peças clássicas, como as plataformas azuis utilizadas em 1993 na primeira queda de Campbell, estão ao lado de itens de designers próximos da modelo, como Azzedine Alaïa e Gianni Versace.

Looks inteiros também fazem parte da exposição. O vestido de US$ 300 mil da Dolce & Gabbana utilizado pela modelo para prestar serviço comunitário poderá ser visto de perto, assim como criações de Chanel, Jean Paul Gaultier, Kenneth Ize, Thebe Magugu e outras grifes.

NAOMI: In Fashion, V&A South Kensington, Londres
As plataformas de 30 centímetros que derrubaram Campbell no desfile de Vivienne Westwood (V&A South Kensington/Divulgação)

Não há como falar de Campbell sem citar seu papel ativista, que é costurado com a moda ao longo do percurso expositivo. A mostra destaca como a modelo superou barreiras raciais e utilizou sua fama para defender a justiça social e apoiar novos talentos. 

A própria Naomi Campbell se faz presente na exposição com comentários em texto e áudio sobre momentos importantes de sua carreira. Na seção que trata de sua juventude, é possível ouvi-la falando sobre a liberdade de se expressar por meio da dança.

NAOMI: In Fashion, V&A South Kensington, Londres
O body de leopardo faz parte da coleção de 1991 de Azzedine Alaïa (V&A South Kensington/Divulgação)

As fotografias de ensaios e capas de revista estreladas por Campbell tiveram a curadoria de Edward Enninful, editor-chefe da Vogue UK. É possível ver um clique do primeiro desfile da modelo, em 1987, na passarela de Yves Saint Laurent.

Há também uma colagem de vídeos que destaca o andar da modelo. Quem quiser arriscar, pode tentar copiar o famoso catwalk de Campbell em uma passarela dentro da exposição. 

Serviço

NAOMI: In Fashion

Quando? Até 6 de abril de 2025. De sábado a quinta-feira, das 10h às 17h45 (última entrada às 16h15), às sextas-feiras, das 10h às 22h (última entrada às 20h30).

Continua após a publicidade

Quanto? £ 16 (acima de 25 anos); £ 10 (entre 12 e 25 anos); entrada gratuita até 11 anos. Ingressos disponíveis no site.

Onde? V&A South Kensington – Cromwell Road, SW7 2RL, Londres

Leia tudo sobre Londres

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade