Continua após publicidade

Londres: 3 lugares para vivenciar o chá da tarde britânico

Hotéis da capital inglesa servem a refeição em salões belíssimos e cheios de história

Por Da Redação
Atualizado em 11 nov 2024, 10h35 - Publicado em 10 nov 2024, 18h00
Grill Room, Brown's Hotel, Londres, Inglaterra
A Rainha Vitória costumava tomar o chá da tarde no Drawing Room, dentro do Brown's Hotel (//Divulgação)
Continua após publicidade

O chá é a bebida mais consumida no mundo depois da água, além de ser uma bebida essencial em muitas culturas. A tradição do chá da tarde tem suas raízes na corte britânica. De acordo com o Museu Britânico, a tradição britânica de tomar o chá da tarde remonta a 1840 e é creditada à duquesa de Bedford, Anna Maria Russell.

Devido à crescente urbanização e ao aumento da industrialização da sociedade londrina, a hora do jantar foi ficando cada vez mais tarde e as classes nobres jantavam por volta das 21h – muito tarde considerando que o almoço era feito ao meio-dia.

Uma das damas de companhia da rainha Vitória, Anna Maria Russell ficava com fome por volta das 17h e ficava desanimada durante o intervalo entre o almoço e o jantar. Um belo dia ela resolveu pedir um pouco de chá, pão com manteiga e bolo para ser levado ao seu quarto no final da tarde. Com esse mero pedido nasceu o ritual do chá da tarde, e o costume logo se espalhou pela Grã-Bretanha.

Atualmente, alguns dos melhores chás da tarde da capital inglesa são servidos em hotéis de luxo. Confira três opções a seguir:

Grill Room no Hotel Café Royal 

No Hotel Café Royal, localizado na icônica Regent Street, hóspedes e não hóspedes podem desfrutar de uma experiência de chá da tarde opulenta no glamuroso Grill Room – um dos favoritos de Oscar Wilde, com espelhos e detalhes dourados decorando o ambiente. O menu é assinado pelo chef confeiteiro Maxence Blondelle e inclui uma seleção de deliciosos petiscos, doces suntuosos, champanhe e chás. Há ainda um pianista ao vivo, acrescentando um charme extra a um dos chás da tarde premiados de Londres. Custa £ 85. 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Hotel Café Royal (@hotelcaferoyal)

Gastsby’s Room no The Beaumont 

Localizado no exclusivo bairro de Mayfair, The Beaumont incorpora o espírito dos grandes hotéis de Londres e Nova York dos anos 1920, mas em uma escala íntima. Projetado no estilo art déco e situado em uma praça tranquila, o hotel de luxo tem serviço atencioso e acomodações lindamente decoradas. Prestando homenagem à herança transatlântica do Beaumont, o chá da tarde é servido no Gatsby’s Room, um espaço descontraído e íntimo inspirado nas origens de 1926 do edifício. O menu respeita as melhores tradições inglesas, com um leve sotaque americano: há uma seleção de sanduíches e uma variedade de scones e doces, acompanhados de uma ampla seleção de chás nobres da marca JING. Custa £ 70.

View this post on Instagram

A post shared by The Beaumont (@thebeaumontldn)

Drawing Room no Brown’s Hotel, Rocco Forte Hotels 

Inaugurado em 1832 como o primeiro hotel de Londres, o Brown’s Hotel, do grupo Rocco Forte, é repleto de história. O hotel de luxo serve o tradicional chá da tarde há mais de um século no icônico British Drawing Room, onde a própria Rainha Vitória costumava tomar o seu chá da tarde. De lá para cá, o British Drawing Room acabou ganhando um novo visual com o acréscimo de um papel de parede artesanal, criado exclusivamente para o hotel pelo renomado artista britânico Adam Ellis. O papel de parede retrata a Londres do século XIX, mas com o rio Tâmisa correndo ao lado de criaturas mitológicas e pássaros. O menu de Chá da Tarde Tradicional apresenta clássicos britânicos, como sanduíches com salmão defumado e pepino, scones com geleia de morango e clotted creme, acompanhados por uma seleção de chás e infusões de ervas. Custa £ 65.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Brown’s Hotel (@browns_hotel)

Leia tudo sobre Londres

Publicidade