Continua após publicidade

Liverpool: 7 dicas para além dos Beatles

Cidade natal do quarteto musical mais conhecido do mundo tem atrações turísticas para além do circuito tipicamente percorrido pelos fãs

Por Valentina Bressan
Atualizado em 7 out 2024, 12h19 - Publicado em 7 out 2024, 12h00

Falar em Liverpool é falar nos Beatles: a cidade portuária na Inglaterra, berço do quarteto mais conhecido da música, guarda ainda hoje em suas atrações turísticas a memória da banda.

Mas se engana quem pensa que a cidade se resume a eles. O centro é efervescente em eventos, bares e restaurantes. Museus, galerias e centros culturais também oferecem atrações para diferentes gostos e roteiros. Confira a seguir 7 dicas menos óbvias para conhecer Liverpool.

1. Conheça a história no Museu de Liverpool

museum-of-liverpool
Museu de Liverpool fica em frente ao mar (Guillaume Baviere/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)

Logo no píer fica o Museum of Liverpool, que conta a história da cidade. Há coleções de objetos relacionados aos Beatles, é claro, mas também estão expostas coleções arqueológicas regionais e obras que refletem as transformações sociais da população da cidade. Também há um café no local. O horário de funcionamento vai das 10h às 17h, de terça-feira a domingo. Entrada gratuita.

2. Coma um petisco no Baltic Market

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Baltic Market (@balticmarket)

Primeiro mercado de comida de rua da cidade, o Baltic Market reúne vendedores independentes com diferentes inspirações culinárias. Os expositores mudam frequentemente e, aos sábados, há música ao vivo. Aos domingos, as opções culinárias são incrementadas com bancas de artesanato.

Continua após a publicidade

3. Aproveite um dia no Sefton Park

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sefton Park Palm House (@seftonparkpalmhouse)

O parque público de mais de 80 hectares é destino certo para aproveitar uma tarde em meio à natureza. Dá para conhecer o lago e o café do parque, e tirar fotos das estátuas de Eros e Peter Pan que ficam por ali. A Palm House, no centro do parque, é uma estufa que contém uma variedade de plantas tropicais.

4. Faça uma viagem de balsa no rio Mersey

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mersey Ferries (@mersey_ferries)

Para ver a cidade de longe e ter uma bela vista do horizonte, a dica é embarcar em uma viagem na balsa, que parte do terminal Gerry Marsden ou do Píer de Liverpool. O tour dura 50 minutos e custa 12,75 libras por adulto.

Continua após a publicidade

5. Conheça a catedral de Liverpool

catedral-liverpool
Com 100 metros de altura e quase 200 de comprimento, catedral anglicana de Liverpool domina a paisagem da cidade (MarcFrasere1958/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

Uma das maiores igrejas do mundo, a catedral de Liverpool começou a ser construída em 1904 e sobreviveu a duas guerras mundiais – parte da estrutura foi danificada durante a Segunda Guerra, com novas reformas e ampliações ocorrendo até os anos 1970. A catedral dispõe de um acervo de arte e, com uma torre de 100 metros de altura, oferece uma vista panorâmica – a entrada custa 7 libras e há pacotes por 20 libras (com acesso para 2 adultos e 3 crianças incluído no valor).

6. Encontre locações de filmes e séries

stanley-dock-liverpool
Com seus prédios e armazéns antigos, Stanley Dock é uma das locações mais utilizadas na teledramaturgia, como no filme ‘Capitão América: O Primeiro Vingador’ e a série ‘Peaky Blinders’ (wfmillar/CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)

Liverpool pode ser uma atração para fãs de séries e filmes. Diversas obras do audiovisual utilizaram a cidade como cenário: Batman (2022) tem cenas no St George’s Hall; Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) foi gravado na Stanley Dock. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 (2010) também foi gravado em Liverpool. As séries Peaky Blinders e The Crown também tiveram cenas rodadas na cidade.

Continua após a publicidade

7. Curta uma noite de música na cidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Liverpool Philharmonic (@liverpool_philharmonic)

A Orquestra Filarmônica Real de Liverpool foi fundada em 1840 e, indo além dos Beatles, um roteiro na cidade pode incluir uma noite de música clássica. Os ingressos para as apresentações ficam por cerca de 20 libras. Mas se sua definição de noite musical for outra, uma dica é a casa de festas Shit Indie Disco, que mistura sons da cena alternativa inglesa.

Leia tudo sobre Liverpool

Reserve hospedagem em Liverpool

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade