Continua após publicidade

Visto de turismo para o Japão passa a ser emitido pela internet

A solicitação e o envio dos documentos agora são feitos através da plataforma JAPAN eVISA

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 12 Maio 2023, 12h42 - Publicado em 28 mar 2023, 11h01
Templo Kinkaku-ji, Kyoto, Japão
Templo Kinkaku-ji, em Kyoto (Siamkop/Pixabay)
Continua após publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou no dia 27 de março, através de comunicado, que os cidadãos brasileiros poderão solicitar vistos de turismo para estadias de até 90 dias através da plataforma online JAPAN eVISA. Até então, a solicitação deveria ser feita obrigatoriamente na embaixada ou nos consulados.

O novo procedimento pode ser efeito a partir dos três meses que antecedem a data da viagem. No entanto, ele não é completamente online. A solicitação e o envio dos documentos são feitos pelo site, mas para pagar a taxa é preciso ir presencialmente até a Embaixada em Brasília ou a um dos consulados em Belém, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O valor varia de acordo com a cidade: a taxa custa R$ 150 em São Paulo e R$ 111 em Curitiba, por exemplo.

Busque hospedagem no Japão pelo Booking

Continua após a publicidade

O prazo padrão para emissão é de cinco dias úteis, contados a partir do dia seguinte à solicitação. No entanto, caso haja algum problema nos dados informados, a emissão pode demorar mais de um mês.

O visto eletrônico, que tem validade de três meses, deve ser apresentado no aeroporto através do celular, efetuando login no site JAPAN eVISA (veja o passo a passo aqui). Não será permitido apresentar o documento em PDF, captura de tela ou impresso. Mais informações podem ser encontradas na página de perguntas e respostas da plataforma.

Continua após a publicidade

Restrições da Covid-19

As últimas restrições relacionadas à Covid-19 para viajar ao Japão foram retiradas. Desde 8 de maio de 2023, não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou resultado negativo para um teste RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque. O uso de máscara já tinha deixado de ser obrigatório em 13 de março.

Leia tudo sobre o Japão

Busque hospedagem no Japão pelo Booking

Busque hospedagem no Japão pelo Airbnb

Veja as melhores opções de voos para o Japão  

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade