Biblioteca do Trinity College fechará por três anos para reforma

A fantástica instituição irlandesa funciona ininterruptamente desde 1732, guarda tesouros da humanidade, mas corre riscos

Por Beatriz Neves Atualizado em 29 jun 2022, 23h03 - Publicado em 28 jun 2022, 08h17

A Biblioteca Antiga do Trinity College em Dublin, universidade mais importante da Irlanda, está passando por um processo de restauração. As visitas podem ser realizadas normalmente até outubro de 2023, quando a biblioteca será fechada totalmente por três anos.

Conhecida por ter sido cenário de “Harry Potter”, além de supostamente ter inspirado os Arquivos Jedi em “Star Wars”, a biblioteca é uma das atrações mais visitadas do país, e funciona ininterruptamente desde 1732.

O incêndio que ocorreu na Catedral de Notre Dame de Paris em 2019 foi o que impulsionou o começo das obras. Já que grande parte da estrutura da Long Room, área mais antiga da biblioteca, é feita de madeira, o local é vulnerável e pode pegar fogo com facilidade.

Além disso, ele guarda 200 mil das obras mais antigas da instituição, algumas delas extremamente frágeis, costuradas com fios de tecido. Nesse primeiro momento, os responsáveis pela reforma já estão retirando os livros das prateleiras.

Entre os seus itens mais valiosos está o Livro de Kells, manuscrito de 1200 anos feito inteiramente com pele de cabra. Ele e outras relíquias ficarão expostos na Printing House da faculdade até as reformas acabarem.

Até o espaço ser fechado totalmente, existem duas opções para quem deseja conhecer a biblioteca do Trinity College. A primeira é um tour de 30 minutos, que inclui uma visita ao Livro de Kells e custa € 16. Já a segunda é um passeio de 75 minutos que engloba também o restante da universidade e custa € 27. A reserva dos ingressos pode ser feita previamente no site.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Leia tudo sobre a Irlanda

Busque hospedagem em Dublin

Continua após a publicidade

Publicidade