Inaugurado em 1426, o Grande Bazar de Istambul é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Com mais de 45 mil metros quadrados, o espaço reúne mais de cinco mil lojas, com os mais variados produtos: lenços, pashminas, ouro, roupas, artesanatos, luminárias, especiarias, tapetes, azulejos, antiguidades, restaurantes, cafés e mais.
Quando foi construído, no século 15, os bazares eram erguidos perto de locais religiosos ou de importância social. Isso acontecia para que os lucros obtidos com o bazar cobrissem os custos de manutenção desses edifícios nos arredores. Por isso, o sultão otomano Fatih Sultan Mehmet mandou que um Grande Bazar fosse levantado para trazer renda para a Basílica de Santa Sofia, que fica a 15 minutos de caminhada. Com o tempo, o mercado se tornou o mais importante centro comercial da região, onde eram negociadas as jóias e metais preciosos.
Apesar de ter passado por diversas reformas por causa de incêndios e terremotos, a estrutura labiríntica ainda possui seus aspectos originais. Ele é um dos mercados históricos mais visitados do mundo: em 2022, por exemplo, mais de 39 milhões de pessoas passaram pelo bazar, o que significa que o lugar recebia cerca de 100 mil pessoas por dia.
A única regra máxima ali é de que os visitantes não podem deixar de pechinchar cada compra. Esse tipo de negociação é comum na Turquia e alguns preços podem cair pela metade (ou até mais!).
View this post on Instagram
Serviço
Onde? Beyazıt, 34126. A linha de bonde T1 tem parada próxima ao mercado.
Quando? O Grande Bazar funciona de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 19h.
Veja as melhores opções de voos para Istambul
Resolva sua viagem aqui