Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Festival de Meio de Outono tem três mil anos de tradição na China

Celebração com tamanho comparável ao Ano-Novo Chinês envolve fogos de artifício, lanternas e observação da lua

Por Maurício Brum
27 set 2025, 18h00
festival-meio-outono-lua-china
Profusão de lanternas é uma das tradições do festival (doctorho/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Um dos eventos mais tradicionais no calendário de festas chinesas está marcado para o dia 6 de outubro. É o Festival de Meio de Outono, também conhecido como Festival da Lua, uma celebração que une o país inteiro em celebrações familiares e hoje é considerado um patrimônio cultural intangível da China.

Com direito a feriado, celebrações públicas e lanternas que decoram as noites das cidades ao redor do país, o festival é grande mesmo: costuma-se dizer que o ápice dos festejos só é comparável ao Ano-Novo Chinês.

A história do Festival de Meio de Outono

As origens da celebração são imemoriais, e os registros mais antigos datam de três mil anos atrás. Na prática, tudo acontece em datas próximas ao equinócio que marca o início do outono no Hemisfério Norte – oficialmente, a data é definida como o 15º dia do 8º mês no calendário chinês.

Por isso, a data é móvel: em 2025, acontece em 6 de outubro, mas no ano que vem vai ocorrer quase duas semanas mais cedo, em 25 de setembro. Outras culturas orientais contam com festivais semelhantes nessa época do ano, caso do Chuseok na Coreia do Sul (que acontecerá entre 5 e 7 de outubro) e do Tsukimi no Japão (marcado para a janela de 6 a 9 de outubro em 2025).

Ao longo dos séculos, diferentes significados foram atribuídos ao festival, mesclando-se com lendas que atravessaram dinastias chinesas. Mas a motivação por trás permanecia a mesma: comemorar a colheita de outono e pedir aos deuses que ela trouxesse fartura. Isso era feiro no dia em que, segundo a tradição, a lua estava mais iluminada do que em qualquer outra data do ano – daí, também, o nome alternativo de Festival da Lua.

Continua após a publicidade

Com o tempo, o Festival de Meio de Outono se consolidou como uma oportunidade de confraternização, com danças, fogos de artifício, lanternas típicas e refeições para reunir a família inteira. É nessa data também que os chineses comem o bolo lunar, um doce típico associado ao festival.

bolo-lunar-china
O bolo lunar, também chamado pelo termo em inglês “mooncake”, é tipicamente consumido durante o festival (misbehave/Wikimedia Commons)

Como participar

O Festival de Meio de Outono é repleto de celebrações públicas nas cidades chinesas, com acesso gratuito. Por envolver fogos de artifício, lanternas e a observação da “lua mais iluminada do ano”, os principais eventos costumam ocorrer em grandes áreas abertas, com vista desobstruída para o céu. Para participar, confira com antecedência onde acontecem os principais momentos da comemoração na cidade que você estiver visitando.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre China

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade