Nova York: escultura-mirante Vessel reabre após três anos
Interditado após suicídios, observatório em forma de colmeia próximo ao rio Hudson foi reinaugurado com novas medidas de segurança
Após três anos fechado, o Vessel em Nova York reabriu oficialmente no dia 21 de outubro, com novas medidas de segurança. A estrutura de 46 metros de altura construída como uma elaborada amálgama de escadarias havia sido interditada na metade de 2021, após uma série de suicídios no local.
Inaugurado em 2019 na região de Hudson Yards, no lado oeste de Manhattan, o projeto do arquiteto Thomas Heatherwick sempre chamou a atenção pelo desenho extravagante, que lembra uma colmeia oca.
Ao todo, a atração de 16 andares conta com 2,5 mil degraus que vão se abrindo em direção ao topo, com 80 observatórios para os visitantes – um dos destaques é o lado voltado ao rio Hudson, com vista para o pôr do sol.
Os problemas começaram pouco depois da inauguração. Além de polêmicas sobre a falta de acessibilidade para subir no Vessel (questão posteriormente corrigida), a falta de dispositivos de segurança facilitava saltos a partir das plataformas mais elevadas. Uma série de quatro suicídios entre 2020 e 2021 provocou o fechamento do local indefinidamente, com as adequações sendo concluídas somente agora.
View this post on Instagram
O que mudou
A reabertura do Vessel ocorre com limitação de áreas de acesso. Somente os dois patamares inferiores da estrutura serão totalmente acessíveis pelos visitantes. Nos andares mais altos, apenas alguns observatórios específicos voltam a receber turistas nesse primeiro momento, e todos eles receberam a instalação de gradis de proteção.
Além disso, os andares no topo da estrutura permanecem fechados e sem previsão de reabertura. Segundo os responsáveis pelo local, o objetivo era fazer as adequações de segurança sem alterar as características arquitetônicas do espaço, o que parece ter limitado o número de intervenções realizadas, mesmo após tanto tempo fechado.
Serviço
Vessel
Onde? 20 Hudson Yards. Em frente à estação de metrô 34th Street-Hudson Yards, na linha 7.
Quando? Diariamente, das 10h às 21h.
Quanto? Há duas modalidades de ingressos para não-residentes de Nova York. O padrão custa US$ 10 e funciona com horário agendado, ou seja, é preciso reservar antecipadamente o dia e a hora, com novas entradas disponíveis a cada dez minutos. Já a modalidade flexível, por US$ 15, permite acessar o Vessel a qualquer momento, sem agendamento prévio. Vendas pelo site oficial.
Busque hospedagem em Nova York