Everglades: os incríveis pântanos selvagens da Flórida
Maior área selvagem subtropical dos Estados Unidos abriga pântanos e manguezais repletos de animais fantásticos. Saiba a melhor época para visitar

No extremo sul do estado da Flórida, nos Estados Unidos, a região de Everglades é o resultado de milhares de anos de transformações da natureza. A zona plana do território, coberta de água no final da última Era Glacial há mais de 2 milhões de anos, deu origem a um vasto leito marinho que une áreas costeiras de água salobra com lagos de água doce.
Hoje, diversos ecossistemas de áreas úmidas como pântanos e ilhas formam um enorme santuário para muitas espécies de animais, incluindo crocodilos e jacarés gigantes. Confira alguns dos principais atrativos de Everglades e algumas das belezas naturais que você pode encontrar por lá.
Santuário para fauna e flora
Durante a estação chuvosa, as águas do Lago Okeechobee transbordam e formam o chamado “rio de grama”, um curso de água que corre por pântanos de ciprestes, pradarias e manguezais até desaguar no mar. Parte do trajeto desse rio faz parte do Parque Nacional Everglades, situado a aproximadamente 80 quilômetros de Miami. Criado em 1947, o Parque ajuda a proteger todas essas regiões úmidas contra a degradação causada pela ação humana.
Essa variedade de áreas de vegetação e de habitats aquáticos tornou a região um enorme refúgio para a proteção da fauna e da flora que cobrem toda a cadeia alimentar. As espécies protegidas vão desde as menores formas de vida até grandes animais como a pantera-da-flórida e o gavião-caramujeiro, ameaçado de extinção.

A melhor época para visitar essa maravilha da natureza é na estação seca, que acontece entre novembro e abril. Neste período, que é o mais buscado pelos turistas, as temperaturas são mais baixas, o que diminui a presença de mosquitos.
O que fazer e visitar em Everglades, na Flórida
A riqueza natural de Everglades é protegida por parques e reservas que foram se constituindo ao longo dos anos. Esses locais têm roteiros com os mais diversos passeios, como percursos a pé, caiaque, canoa ou airboat, do qual falaremos na sequência.
No Big Cypress National Preserve, por exemplo, é possível fazer tudo isso cercado por impressionantes ciprestes, alguns com séculos de vida. Guias conduzem passeios chamados de “wet walks”, que é caminhar pelo pântano com água batendo na altura da cocha – e às vezes na cintura.
O Audubon Corkscrew Swamp Sanctuary é outro santuário com uma enorme passarela de madeira. Nesta estrutura é possível fazer uma caminhada de mais de 3 quilômetros natureza adentro. No trajeto são visíveis os enormes ciprestes e alguns espécimes da raríssima orquídea fantasma.

A floresta também é o casa de lontras, tartarugas e aves belíssimas como o colorido painted bunting (também conhecido como mariposa arco-íris). O Corkscrew Sanctuary abre diariamente das 8h às 17h, entre dezembro e abril, e das 8h às 13h entre maio e o início de dezembro. Os ingressos custam US$ 17.
Por fim, um passeio bem tradicional. Em filmes e seriados de TV que se passam na Flórida, você já deve ter visto personagens usando os aerobarcos: são embarcações grandonas com um ventilador gigante na popa. Devido a grande quantidade de vegetação e profundidade que não ultrapassa os 3 metros, trata-se do meio de transporte mais adequado para percorrer a região pantanosa.

O Sawgrass Recreation Park oferece vários passeios diferentes com esse veículo. Um deles é uma aventura noturna pelas águas de Everglades em busca de avistamentos de répteis – uma oportunidade única para observar um American alligator, espécie de jacaré que pode ultrapassar os 3 metros de comprimento. Os horários e preços variam de acordo com os pacotes, que atendem todos os gostos, e podem ser consultados no site.