Espanha: Marqués de Riscal, em Rioja, é eleita melhor vinícola do mundo
Com vinhos de qualidade e arquitetura icônica, vinhedo espanhol saltou para o topo do ranking de 2024 após vários anos rondando as primeiras posições
Tradicional figura no topo dos rankings de melhores vinícolas do mundo, a Bodegas de Los Herederos del Marqués de Riscal, na Espanha, garantiu em 2024 o primeiro lugar geral na prestigiada lista do World’s Best Vineyards. O prêmio julga os produtores de vinho tanto pela qualidade da bebida feita na casa quanto pela experiência que proporcionam aos visitantes, em gastronomia e hospitalidade.
Localizada na região de Rioja, no norte da Espanha, a Marqués de Riscal conta quase 170 anos de tradição na vitivinicultura, e estava batendo na trave nas últimas premiações: o primeiro degrau do pódio finalmente veio após três anos consecutivos entre os maiores destaques do planeta, mas sempre figurando em segundo lugar no ranking.
Além dos famosos vinhos, a “bodega” riojana se destaca pela arquitetura audaciosa repleta de estruturas metálicas, curvas e inclinações. O espaço, assinado pelo mesmo Frank Gehry que projetou o Guggenheim de Bilbao, que fica a 126km dali, ainda abriga um hotel de luxo e um restaurante com estrela Michelin.
Outros destaques do ranking
A chilena VIK, que também vinha aparecendo no top-5 em anos recentes, foi escolhida a melhor vinícola da América do Sul – e obteve o segundo lugar no ranking global. A VT esteve lá, veja como foi a visita.
Mesmo com uma história muito mais curta, chegando apenas à “maioridade” este ano, o vinhedo estabelecido em 2006 no Vale de Cachapoal já consolidou um padrão de excelência. Por lá, também é possível encontrar a mescla da produção com um hotel de alto padrão – o VIK Chile Retreat – onde se destacam os quartos de vidro e a vista de 360 graus para o vale.
Já a sul-africana Creation, que levou a “medalha de bronze” na lista mundial, garantiu o posto de melhor vinícola da África. Estrela ascendente no mercado, a operação baseada na região vitivinicultora de Walker Bay, ao sul da Cidade do Cabo, é mais um destino que oferece acomodações de luxo para os visitantes, no Die Voormanshuis – marcado pelos confortáveis chalés no estilo das fazendas coloniais do continente.
Confira o top-25
- Bodegas de Los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)
- VIK (Chile)
- Creation (África do Sul)
- Bodegas Ysios (Espanha)
- Fürst Von Metternich-Winneburg’sche Domäne Schloss Johannisberg (Alenanha)
- Maison Ruinart (França)
- Château Smith Haut Lafitte (França)
- Abadía Retuerta (Espanha)
- Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
- Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers (Argentina)
- Bodega Garzón (Uruguai)
- Champagne Bollinger (França)
- Château d’Yquem (França)
- Tenuta Cavalier Pepe (Itália)
- Quinta do Crasto (Portugal)
- Robert Mondavi Winery (Estados Unidos)
- Montes (Chile)
- Bodegas Salentein (Argentina)
- Viu Manent (Chile)
- Ceretto (Itália)
- Château Pape Clément (França)
- Castello Banfi (Itália)
- Bodegas Muga (Espanha)
- Jordan Vineyard & Winery (Estados Unidos)
- Tenuta Castelbuono – Tenute Lunelli (Itália)