Continua após publicidade

Emirados Árabes: Abu Dhabi promete novos museus para 2025

Inaugurações se somam ao Louvre Abu Dhabi e outras instituições em megacentro cultural na ilha de Saadiyat

Por Da Redação
27 Maio 2024, 10h00

Edifícios com arquitetura ostentosa são a cara de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e mais alguns devem ser construídos no Distrito Cultural de Saadiyat, um megacentro que reúne instituições de arte. Segundo o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, quatro museus serão inaugurados no espaço até 2025, quando a construção do distrito será finalizada.

Com previsão de entrega até o fim de 2024, o teamLab Phenomena Abu Dhabi será um museu imersivo de 17 mil metros quadrados. O coletivo de arte teamLab foi fundado em 2001 e tem sede em Tóquio. O grupo investe em experiências multissensoriais para fazer os visitantes se sentirem dentro da arte e conseguirem interagir com ela. 

Distrito Cultural de Saadiyat, teamLab Phenomena Abu Dhabi
teamLab Phenomena Abu Dhabi (Distrito Cultural de Saadiyat/Divulgação)

Para 2025, são três inaugurações ainda sem data. A mais esperada é a do Guggenheim Abu Dhabi, que será o maior dos museus do tipo com área de 80 mil metros quadrados e projeto de Frank Gehry, arquiteto do Guggenheim Bilbao, na Espanha. O foco da instituição será a arte moderna e contemporânea, especialmente do oeste asiático, do norte da África e do sul da Ásia desde a década de 1960. 

Continua após a publicidade

A coleção permanente terá mais de 600 obras de 100 países com destaque para artistas dos Emirados Árabes, como Najat Makki, Mohammed Ahmed Ibrahim e Hassan Sharif, além de nomes internacionais, como Andy Warhol.

Distrito Cultural de Saadiyat, Guggenheim Abu Dhabi
Guggenheim Abu Dhabi (Distrito Cultural de Saadiyat/Divulgação)

O Zayed National Museum levará o nome do fundador dos Emirados Árabes, o Xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, que faleceu em 2004. O museu terá exposições sobre a sua vida e um acervo com arte e objetos de culturas árabes desde a pré-história. Uma das instalações de destaque será a reconstrução de um barco que teria ligado a região com outros países do Golfo Pérsico na Idade do Bronze.

Continua após a publicidade
Distrito Cultural de Saadiyat, Zayed National Museum
Zayed National Museum (Distrito Cultural de Saadiyat/Divulgação)

Por fim, o Museu de História Natural de Abu Dhabi será dedicado às ciências biológicas, com exposições sobre a história do universo e futuros sustentáveis. Os visitantes poderão conhecer o esqueleto fossilizado de um Tiranossauro com 67 milhões de anos e 11,7 metros de comprimento; um meteorito com poeira estelar de sete bilhões de anos; e fósseis de sete milhões de anos descobertos na região de Al Dhafra, no oeste de Abu Dhabi.

Distrito Cultural de Saadiyat, Natural History Museum
Natural History Museum (Distrito Cultural de Saadiyat/Divulgação)

Sobre o Distrito Cultural de Saadiyat

O polo cultural na ilha de Saadiyat começou a ser rascunhado em 2006 e tem quatro museus em funcionamento. Em 2009, foi inaugurada a galeria Manarat Al Saadiyat, onde acontece anualmente a feira internacional Abu Dhabi Art. 

Em 2017, foi a vez do Louvre Abu Dhabi, formado por 55 edifícios brancos inspirados em antigas cidades árabes. O museu é a primeira filial do Louvre fora da França e tem sua própria coleção permanente, que inclui uma página de um Alcorão Azul do norte da África, o quadro A Virgem e o Menino de Giovanni Bellini, e Jovem Emir Estudando (1878) de Osman Hamdi Bey

Distrito Cultural de Saadiyat, Louvre Abu Dhabi
Louvre Abu Dhabi (Distrito Cultural de Saadiyat/Divulgação)

A Berklee Abu Dhabi foi aberta em 2020 e se tornou a primeira instituição a oferecer ensino de música de nível internacional nos Emirados Árabes. O programa Performance Artistry and Leadership auxilia jovens talentos musicais do Oriente Médio na composição, produção, marketing e empreendedorismo.

A Fundação de Arte Bassam Freiha foi recentemente inaugurada, em março de 2024. A instituição filantrópica abriga exposições do colecionador de arte Bassam Said Freiha, com foco no movimento orientalista. 

Distrito Cultural de Saadiyat, Guggenheim Abu Dhabi, Berklee Abu Dhabi
Berklee Abu Dhabi (Distrito Cultural de Saadiyat/Divulgação)

Leia tudo sobre Emirados Árabes

Busque hospedagem em Abu Dhabi

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade