Continua após publicidade

Collioure, a vila na França que foi eleita a preferida dos franceses

Charmosa cidadezinha quase na divisa com a Espanha tem praias de água cristalina, vinhas centenárias e ruelas calmas que inspiraram pintores como Henri Matisse

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 26 ago 2024, 20h13 - Publicado em 26 ago 2024, 20h00
Collioure, Occitânia, França
Grandes nomes da arte foram inspirados por Collioure, que tem construções catalãs à beira-mar (Vlad Hilitanu/Unsplash)
Continua após publicidade

A vila de Collioure, localizada na região da Occitânia, no sul da França, foi eleita pelos franceses como a mais bonita do país. A queridinha da população tem uma paisagem encantadora de praias de cascalho e vinhedos com os Pirineus ao fundo.

Collioure concorreu com outras 13 pequenas cidades francesas no programa televisivo The French Favourite Village, uma competição anual que seleciona as vilas mais bonitas do país e abre votação para que os espectadores elejam a sua favorita. O destino na Occitânia foi escolhido por suas construções catalãs à beira-mar e ruas de pedra que inspiraram grandes nomes da arte.

Collioure, Occitânia, França
Collioure tem 2,8 mil habitantes (Palauenc05/Wikimedia Commons)

O que fazer na vila de Collioure

Os pintores franceses Henri Matisse e André Derain fundaram o movimento artístico fauvista em Collioure no começo do século 20 e imortalizaram seu charme em quadros. Picasso, Raoul Dufy, Marc Chagall e Albert Marquet também foram inspirados pelos ares pitorescos da vila.

Hoje, a tradição é preservada em galerias e no Museu de Arte Moderna. A rota Fauvism Trail percorre os lugares que inspiraram os pintores e permite que o público compare as obras de arte com as paisagens reais.

Continua após a publicidade
Vista de Collioure, Henri Matisse, 1905
Vista de Collioure, Henri Matisse, 1905 (State Hermitage Museum/Wikimedia Commons)

A cidade tem um labirinto de ruelas calmas e coloridas com lojinhas de artesanato, cafés e restaurantes no terraço que dão vista para o Mar Mediterrâneo. Os frutos do mar são o forte da gastronomia em Collioure, especialmente as anchovas.

Pelas manhãs dos sábados e domingos, acontece uma feira de frutas e vegetais orgânicos vendidos pelos produtores na Place du Maréchal Leclerc. Já durante as noites de quarta em julho e agosto, as barracas são montadas em Port d’Avall, onde fica a principal praia da cidadezinha.

Os vinhos também são um destaque em Collioure, mas a produção é pequena. Vale a pena levar algumas garrafas na mala, já que é difícil encontrar os rótulos regionais fora da vila.

Continua após a publicidade
Collioure, Occitânia, França
A vila tem tradição pesqueira (Txllxt TxllxT/Wikimedia Commons)

Um dos símbolos de Collioure é a torre sineira da Igreja Notre Dame des Anges que aproveitou a estrutura de um antigo farol e tem um domo cor de rosa. O Château Royal é outra construção medieval que dá a cara da vila. O castelo é repleto de túneis subterrâneos e foi a antiga moradia do Reino de Maiorca no século 13. Em uma subida de 20 minutos a partir do casarão, é possível conhecer também um moinho do século 14, atualmente utilizado para produção de óleo.

Collioure, Occitânia, França
O altar do santuário foi desenhado pelo artista Joseph Sunyer com folhas de ouro e madeira esculpida (Peter Wilkinson/Unsplash)

Como chegar à vila de Collioure

Estando fora da Europa, a melhor forma de chegar à Collioure é pelos aeroportos de Barcelona, a 200 quilômetros da vila, e o de Toulouse, a 250 quilômetros. É possível pegar um trem de ambas as cidades até o vilarejo: a viagem leva 3h30 saindo da Espanha e quatro horas, da França.

Continua após a publicidade

Saindo de Paris, há duas opções: fazer o percurso de trem em oito horas ou viajar de avião até o Aeroporto Perpignan-Rivesaltes (1h30) e pegar um trem de 20 minutos até a cidadela.

Outras vilas favoritas dos franceses

Na competição The French Favourite Village, o segundo lugar ficou com Mers-les-Bains, em Altos da França. A vila tem casas coloridas com varandas da Belle Époque e um centro de frente para o mar, onde é possível fazer passeios de barco e aproveitar as ondas para surfe.

Mers-les-Bains, Altos da França, França
Mers-les-Bains é um famoso destino de férias de verão francês (Zairon/Wikimedia Commons)

Villeréal, em Nova Aquitânia, conquistou o terceiro lugar da competição por suas casas com arquitetura enxaimel e charmosos jardins. O mercado no centro da cidade é um dos símbolos da vila. Construído no século 14 com estilo alemão, abriga feiras todos os domingos há mais de 700 anos.

Continua após a publicidade
Villeréal, Nova Aquitânia, França
No centro da cidade, é fácil notar o passado medieval (Moreau.henri/Wikimedia Commons)

A lista continua com:

4. Deshaies, em Guadeloupe
5. Monthermé, em Grand Est
6. Sallertaine, em Pays de la Loire
7. Ry, na Normandia
8. Gassin, em Côte d’Azur
9. Ile-Tudy, na Bretanha
10. Cléron, em Bourgogne-Franche-Comté
11. Grignan, em Auvergne-Rhône-Alpes
12. Thomery, em Île de france
13. Saint-Dyé-sur-Loire, Centre-Val de Loire
14. Aregno, na Córsega

Leia tudo sobre França

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade