Continua após publicidade

Cidade do Porto: Estação de São Bento ganha um Time Out Market

Segunda unidade do mercado gastronômico em Portugal terá chefs estrelados como Ricardo Costa e Rui Paula

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 30 abr 2024, 19h54 - Publicado em 30 abr 2024, 18h00
Time Out Market, Porto, Portugal
Mercado ficará na ala sul da estação, que possui um pátio ao ar livre (//Divulgação)
Continua após publicidade

Portugal ganhará uma segunda unidade do Time Out Market. O primeiro abriu as portas em Lisboa, mais exatamente no Mercado da Ribeira, em 2014. Agora, é a vez da cidade do Porto receber o mercado gastronômico, que será inaugurado dentro da Estação Ferroviária de São Bento no dia 3 de maio.

Uma das estações de trem mais bonitas do mundo, São Bento foi construída em 1916 em um local antes ocupado por um convento. É uma das atrações mais famosas do Porto, principalmente devido ao hall de entrada com uma parede revestida por 20 mil azulejos pintados que contam a história da cidade.

Erguida no local de um antigo convento, no inicio do século 20, a Estação de São Bento tem 20 mil azulejos que resumem a história de Portugal
Erguida no local de um antigo convento, no inicio do século 20, a Estação de São Bento tem 20 mil azulejos que resumem a história de Portugal (José Manuel/Turismo de Portugal/Divulgação)

O Time Out Market ficará mais exatamente na ala sul da estação, um espaço de 2 mil m² que foi revitalizado pelo arquiteto portuense Eduardo Souto de Moura. Os 12 restaurantes e os 2 bares ficarão voltados para um pátio ao ar livre, onde estarão espalhadas mesas e cadeiras.

Continua após a publicidade

A obra teve um ponto polêmico, que foi a construção de uma torre de ferro e vidro de 20 metros de altura na área externa. Apesar de ter sido inspirada nos reservatórios de água elevados das estações ferroviárias, a estrutura foi considerada intrusiva por afetar a integridade de um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público e localizado numa área considerada Patrimônio da Humanidade.

A base da torre será ocupada pela loja A Vida Portuguesa, que reúne marcas antigas e pequenos produtores para compor um inventário dos produtos mais tradicionais do país. O topo, por sua vez, funcionará como mirante e bar de vinhos, com curadoria do enólogo Bento Amaral e menu do chef Luís Américo.

View this post on Instagram

A post shared by A Vida Portuguesa (@avidaportuguesa)

Continua após a publicidade

Dentre os nomes confirmados até o momento na ala da gastronomia estão chefs que comandam restaurantes estrelados pelo guia Michelin. Ricardo Costa, do restaurante The Yeatman (duas estrelas), servirá no mercado culinária portuguesa com influências de sua terra natal, Aveiro. Já Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova (duas estrelas), promete trazer alguns de seus pratos mais icônicos. Também está na lista Vasco Coelho Santos, por trás do Euskalduna Studio (uma estrela).

View this post on Instagram

A post shared by Ricardo Costa (@chefricardocosta)

Continua após a publicidade

Outros chefs incluem Nuno Castro, Inês Diniz e a brasileira Rafaela Louzada, além dos restaurantes Meia-Nau, de peixes e frutos do mar; Tábua Rasa, com tábuas de frios; OKRA, de pizzas assadas no forno a lenha; Brusco Burger, que prepara hambúrgueres do tipo smash; e a Padaria Ribeiro, clássica padaria de 1878.

View this post on Instagram

A post shared by Meia Nau Porto (@meianauporto)

Continua após a publicidade

Serviço

Onde? Estação Ferroviária de São Bento – Praça de Almeida Garrett.

Quando? Diariamente, das 10h às 0h.

Continua após a publicidade

Quanto? Entrada gratuita.

Leia tudo sobre o Porto

Busque hospedagem no Porto

Veja as melhores opções de voos para Portugal

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade