Cerro Castor, a estação de esqui “do fim do mundo” em Ushuaia

A cidade mais austral do mundo abriga uma estação pequena, mas com neve de ótima qualidade e encostas que desafiam todos os níveis de esquiadores

Por Luana Pazutti
25 dez 2024, 12h00
cerro-castor-ushuaia-argentina
O Cerro Castor tem uma das temporadas de esqui mais longas do Hemisfério Sul (Cerro Castor/Divulgação)
Continua após publicidade

Situada no Parque Nacional Tierra del Fuego, a cerca de 26 quilômetros de Ushuaia, Cerro Castor é o centro de esqui mais austral do mundo. E também uma das atrações mais populares na “cidade do fim do mundo” durante a sua longa temporada de inverno, que começa em meados de junho e se estende até o início de outubro.

São mais de 30 pistas adaptadas para esquiadores de diferentes níveis, do iniciante aos experiente. Modernos, os meios de elevação têm capacidade para transportar cinco mil passageiros por hora.

Além das áreas esquiáveis, há um exclusivo complexo de cabanas, oito pontos gastronômicos e uma pista de patinação.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cerro Castor (@cerrocastor)

O esqui no Cerro Castor

Com 650 hectares esquiáveis e um snowpark, o Cerro Castor abre um universo de possibilidades para a prática de esqui e snowboard. E não precisa ser expert para se divertir: além de pistas “mais fáceis”, a estação também conta com instrutores para quem deseja aprender ou aprimorar suas habilidades. As crianças de 3 a 6 anos têm uma área exclusiva para iniciar no mundo do esqui, o Jardín de Nieve.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cerro Castor (@cerrocastor)

Embora o principal atrativo seja o esqui, existem outras atividades. Uma delas é o passeio de moto de neve ou de quadriciclo, que passa pelos bonitos bosques congelados. Há ainda caminhadas com raquetes de neve até a cachoeira Gelo Alvear e o Mirador do Vale. O passeio pelas lagunas patagônicas e o sobrevoo de helicóptero também valem a visita.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rip Curl Argentina (@ripcurl_argentina)

Continua após a publicidade

Planeje a sua visita

Em 2025, a temporada de inverno deve começar entre o final de maio e o início de junho. Partindo de Buenos Aires, os voos para Ushuaia duram pouco menos de quatro horas.

O trajeto do aeroporto à estação de esqui não costuma levar mais do que meia hora pela estrada totalmente asfaltada e pode ser feita inclusive em micro-ônibus da linea regular: o embarque é em um pequeno terminal na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul.

Há pelo menos oito opções de alimentação – que funcionam das 9h às 18h – e Wi-Fi liberado na base da estação e na vila. Além disso, há algumas lojas para aluguel de equipamentos logo na entrada do complexo. Elas funcionam diariamente, das 9h às 18h.

Continua após a publicidade

Confira informações sobre o horário de funcionamento dos teleféricos e o estado das pistas no site oficial do Cerro Castor.

Leia tudo sobre Ushuaia

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade