Casapueblo: saiba como se hospedar na casa “à la Santorini” colada em Punta del Este

Antigo ateliê de artes, estrutura famosa pela arquitetura é um dos pontos turísticos mais famosos do Uruguai

Por Maurício Brum
22 Maio 2025, 18h00
casapueblo-punta-ballena-uruguai
Estrutura fica em Punta Ballena (Romerito Pontes/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Uma casa com arquitetura marcante, um ateliê de artes, um museu, um café… e um hotel? Talvez a estrutura mais icônica nos arredores do badalado balneário de Punta del Este, a Casapueblo é um destino muito procurado por quem visita o litoral do Uruguai, seja para ver o pôr do sol, para simplesmente apreciar sua arquitetura que remete às casinhas brancas do litoral grego, ou em busca de uma hospedagem diferentona.

A rigor, o prédio não fica bem na Punta “famosa”, mas na vizinha Punta Ballena, a 13 km dali (e a 130 km da capital Montevidéu). Inaugurada em 1960 como um refúgio do artista e arquiteto Carlos Páez Vilaró, falecido em 2014, a construção se tornou um dos polos culturais do pequeno país, atraindo ícones latino-americanos como a chilena Isabel Allende e o brasileiro Vinícius de Moraes.

Apesar das rotineiras comparações com as paisagens de Santorini, o próprio idealizador da Casapueblo preferia dizer que sua referência era algo bem mais local: uma elaborada casa de joão-de-barro, passarinho conhecido no Uruguai como hornero.

Como se hospedar na Casapueblo

A estrutura conta com 72 apartamentos voltados para o mar, hoje disponíveis para hospedagem no chamado Club Hotel Casapueblo.

São quartos de diferentes tamanhos, todos com sacada voltada ao famoso pôr do sol (apesar de raro na costa atlântica da América do Sul, esse diferencial é garantido porque o hotel fica em um pequeno cabo voltado para o oeste). Nas suítes maiores, que podem chegar a quatro ambientes, é possível acomodar até oito pessoas de uma só vez.

casapueblo-sacada
Uma sacada na Casapueblo (Mayumi Maciel/Unsplash)
Continua após a publicidade

Valendo-se da fama de um espaço inspirado nas ilhas gregas, a decoração segue o estilo mediterrâneo. Alguns quartos, na modalidade “apart hotel”, têm cozinha completa.

Os preços partem de US$ 156 a diária para o quarto mais simples, mas é preciso reservar com grande antecedência – como o destino é um dos mais turísticos do Uruguai, cultuado por brasileiros e argentinos, muitas vezes não há qualquer alojamento disponível por vários meses.

Disponibilidade, tarifas e características de cada tipo de quarto podem ser consultadas no Booking.

Outras atrações

casapueblo-aerea
Vista aérea de todo o complexo da Casapueblo (Marcelo Campi/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Além do hotel, a Casapueblo também tem atrações para quem não deseja pernoitar por lá. Além de uma cafeteria com vista para o famoso entardecer, o lugar também é procurado pelo seu museu, baseado no antigo ateliê de Páez Vilaró, com a entrada custando o equivalente a R$ 87.

O museu funciona todos os dias das 10h até o sol se pôr (o horário varia ao longo do ano) e ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial.

Busque hospedagem em Punta del Este

Leia tudo sobre o Uruguai

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade