A noite em Buenos Aires é uma criança e é notável a forma como os portenhos são boêmios e ocupam as ruas praticamente todos os dias da semana. E anualmente a prefeitura da cidade organiza eventos que valorizam ainda mais esse traço notívago durante as chamadas Noches Culturales, que este ano ocorrerão em outubro e novembro. Durante três dias, museus, teatros, bares, confeitarias e cafés terão programação especial e ficarão abertos até mais tarde. Ingressos para peças terão descontos e as visitas aos museus serão gratuitas. E o melhor: o transporte público também será gratuito.
Noite dos Teatros
A noite dedicada ao teatro será no sábado, 26 de outubro. Seja para ver as peças a um custo mais acessível ou apenas conhecer mais o passado e a arquitetura dos prédios históricos que fazem parte do circuito, o epicentro é a Avenida Corrientes, que é a Broadway argentina. O endereço concentra magníficos espaços como os Teatros San Martin (incrível exemplar modernista), Alvear, Tabarís, Gran Rex, Opera e Metropolitan.
A lista de salas de teatro e espetáculos que vão participar desta edição do evento ainda não foi divulgada. Como nos anos anteriores, devem ocorrer visitas guiadas gratuitas pelos principais palcos da cidade, que permitem conhecer a história das casas de eventos e dão acesso aos bastidores.
Além dos descontos nos ingressos, algumas montagens terão entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados presencialmente na Tickets Buenos Aires, que fica aos pés da escadaria do novo mirante do Obelisco.
Noite dos Bares e Cafés Notáveis
Uma semana após os museus, a atração da noite de 2 de novembro são os bares, cafés e confeitarias mais famosos de Buenos Aires. O circuito busca divulgar estabelecimentos que funcionam como pontos culturais nos diferentes bairros. Bares notables são verdadeiras instituições portenhas, lugares antigos, vintage, cheios de história, daqueles que você tem a sensação de ter entrado em um túnel do tempo. Dois exemplos clássicos em San Telmo são o El Federal e o Bar Sur.
Para celebrar as propostas artísticas de cada local, espetáculos e música ao vivo fazem parte da noite de evento. O cardápio dos cafés e bares também ganha pratos elaborados para a noite.
Para atrair ainda mais pessoas para as ruas da cidade, os estabelecimentos oferecem descontos durante a Noite dos Bares e Cafés Notáveis. Vale se programar com antecedência e preparar o roteiro, já que mais de 60 bares e cafés costumam participar e há diferentes opções de acordo com o bairro; confira aqui uma lista.
Os bares que terão programação especial ainda não foram anunciados, mas a noite tradicionalmente se encerra com uma milonga no estelar Café Tortoni, na Avenida de Maio.
Noite dos Museus
Por fim, na terceira semana das noites culturais, o 9 de novembro será a vez de destacar os museus do país. Mais de 100 instituições argentinas ficam de portas abertas até às 2 da manhã para visitantes. Além das exposições, mostras e atividades gratuitas farão parte da programação dos centros culturais que participam do evento.
Para percorrer o circuito de museus, é possível utilizar o transporte público, que será gratuito durante a Noite dos Museus, mas também dá para optar por percorrer o circuito de bicicleta – uma rota é divulgada junto da programação.
Guarde as datas para se programar: outros detalhes das Noches Culturales serão divulgados mais perto do evento, no site da Secretaria de Turismo de Buenos Aires. Publicaremos nesta reportagem os links atualizados assim que a programação oficial for divulgada.
Reserve hospedagem em Buenos Aires