Barcelona: Sagrada Familia terá espaço separado para selfies
A medida visa diminuir o congestionamento de turistas e melhorar a infraestrutura do pedaço

Barcelona está buscando formas de contornar a superlotação de seus pontos turísticos, especialmente na Sagrada Familia. No ano passado, uma moda lançada no TikTok mostrava turistas que apoiavam o celular nos degraus da escada rolante na saída da estação do metrô Sagrada Família como se fosse um tripé. O intuito era conseguir um “take bafo” com efeito traveling (câmera em movimento), fazendo com que a igreja surgisse aos poucos como pano de fundo com toda sua imponência. O resultado, sem dúvida, é lindo, mas além de atrapalhar a passagem, não foram raros os casos em que o celular ficou preso nos degraus. A empresa de transporte urbano colou avisos coibindo a prática e também colocou um funcionário de plantão no alto da escada com o intuito de frear os recalcitrantes.
Ver essa foto no Instagram
Agora, a prefeitura revelou novos planos para conter um pouco mais o congestionamento de visitantes: a catedral terá uma “zona de selfie”. O espaço de 6.200 metros quadrados será localizado entre a fachada da Sagrada Familia e a Plaça Gaudí, na Carrer de la Marina. Será uma área designada para as pessoas se reunirem e tirarem suas fotos antes de entrar na basílica. A Câmara Municipal de Barcelona anunciou que a medida será uma forma de ajudar a resolver o fluxo de quem visita a igreja e também dos moradores, que só querem ter a liberdade de circular pelo bairro em que vivem sem topar com uma barricada de gente parada no meio do caminho tirando selfies.
O projeto de 2.7 milhões de euros faz parte de um plano de mais de 15 milhões de euros para melhorias na infraestrutura dos arredores da catedral. As obras terão início logo após o verão europeu, com previsão de finalização em abril de 2026, o que coincidirá com duas efemérides importantíssimas para a Catalunha: o término da construção da basílica, que levou 140 anos, e o centenário da morte de seu genial criador, Antoni Gaudí.
O monumento atrai 4.7 milhões de visitantes anualmente e é o segundo ponto turístico mais visitado da Espanha, atrás apenas da Alhambra, em Granada.
Busque hospedagem em Barcelona