Artista Chiharu Shiota expõe no Grand Palais em Paris

Artista japonesa que já expôs no Brasil apresenta retrospectiva com instalações monumentais na mostra intitulada "A alma treme"

Por Clarice Sena
1 fev 2025, 14h00
a-alma-treme-1
Obras com frios entrelaçados marcam o estilo da artista (Grand Palais/Reprodução)
Continua após publicidade

A vastidão do espaço do Grand Palais, um dos mais antigos e famosos edifícios de Paris, é o palco perfeito para receber as obras monumentais da artista japonesa Chiharu Shiota.

Fechado para reformas desde 2018, o Grand Palais conseguiu reabrir parte de sua estrutura a tempo para as Olimpíadas de 2024. Agora, a exposição de Shiota – coorganizada com o Museu de Arte Mori de Tóquio e a maior já dedicada à artista na França – se espalha pelas galerias e será uma prévia para a reabertura completa do espaço, prevista para junho de 2025.

A mostra “The Soul Trembles” ou “A alma treme”, em tradução direta, ocupa mais de 1.200 metros quadrados com sete instalações de grande porte e obras de mais de vinte anos da carreira da artista, com fotografias, vídeos, performance, esculturas e desenhos.

Os fios de Chiharu Shiota

Shiota nasceu em Osaka e produz suas obras sobre as possibilidades na vida humana a partir do ato de tecer e entrelaçar milhares de fios, convidando os espectadores a uma reflexão sobre os percursos e a efemeridade da existência de cada um.

A artista já teve exposições no Brasil, com passagens pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2019, a artista produziu uma instalação inédita para a Japan House São Paulo, composta por três grandes vestidos vermelhos e cerca de 10 mil fios pendurados verticalmente.

Continua após a publicidade
a-alma-treme-2
Exposição abre caminho para reabertura total do Grand Palais (Grand Palais/Reprodução)

Como visitar The Soul Trembles em Paris

A exposição Chiharu Shiota – The Soul Trembles, no Le Grand Palais, começou em 11 de dezembro de 2024 e permanece em cartaz até 19 de março de 2025.

O Grand Palais de Paris abre de terça a domingo, das 10h às 19h30 e, nas sextas à noite, funciona até as 22h. Estão previstos fechamentos excepcionais em 28 de janeiro, 11 e 12 de fevereiro, e 11 de março.

Continua após a publicidade

Os ingressos custam € 14 a inteira e € 10 o ingresso promocional, ambos à venda no site do Grand Palais. A entrada é gratuita no último horário do dia se você tiver entre 18 e 26 anos, excluindo fins de semana e feriados, sujeito à disponibilidade e reserva.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Le Grand Palais (@le_grand_palais)

 

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade