Alentejo: 4 vinícolas para um roteiro de enoturismo
Região portuguesa é berço de rótulos premiados e de vinícolas com experiências imperdíveis em Évora, Monsaraz, Campo Maior e Beja
A uma hora e meia do Aeroporto de Lisboa, o Alentejo, a maior região de Portugal, é o destino ideal para quem gosta de vinhos. Afinal, alguns dos rótulos mais famosos do país são produzidos lá. Na “roça portuguesa”, vinícolas oferecem experiências em meio à paisagem composta por oliveiras, vinhedos e campos ondulados. Confira, a seguir, quatro vinícolas para incluir no roteiro pelo Alentejo:
1. Adega Cartuxa
Localizada em Évora, no coração do Alentejo, a Adega Cartuxa existe desde 1880, época em que começou a se destacar pela produção de vinhos de alta qualidade. É uma das mais prestigiadas da região e tem uma longa história no vinho português.
A Cartuxa produz vinhos tintos, brancos e rosés. Entre os mais conhecidos da marca, está o Pêra-Manca, famoso pela complexidade de sabores e um dos mais desejados em Portugal.
A vinícola tem visitas guiadas que proporcionam uma visão completa do processo de vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento do vinho. Os visitantes podem aprender sobre a história do local, explorar as instalações e degustar uma seleção de rótulos. Saiba mais sobre o passeio aqui.
Ver essa foto no Instagram
2. Herdade do Esporão
A Herdade do Esporão fica na região de Monsaraz, no coração do Alentejo interior. Fundada em 1987, a vinícola teve início com a missão de criar vinhos que combinam tradição e modernidade. Hoje, produz 14 milhões de litros por ano.
São da Herdade rótulos como o Esporão Reserva, o Esporão Private Selection e o Esporão Monte Velho. A vinícola tem visitas guiadas, degustação de vinhos, restaurante e loja em uma propriedade de 700 hectares que data de 1267 e pode ser explorada de bicicleta. Confira todos os detalhes da visita aqui.
Ver essa foto no Instagram
3. Adega Mayor
Em Campo Maior, ao norte do Alentejo, a Adega Mayor ocupa um edifício assinado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Fundado em 1988, o local combina uma abordagem moderna e técnica avançada na produção dos vinhos. Entre os rótulos de destaque estão o Adega Mayor Tinto, Adega Mayor Branco e o Adega Mayor Reserva.
A vinícola está cercada por 350 hectares de vinhedos e tem um terraço com vista panorâmica dos arredores. Os visitantes podem almoçar, fazer degustações ou piqueniques e participar da vindima.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
4. Herdade da Malhadinha Nova
Com uma adega moderna, um delicioso restaurante e um hotel de charme em Albernoa, perto de Beja, a Herdade da Malhadinha Nova oferece atividades diversas, como degustação de até cinco vinhos, prova de rótulos às cegas e workshops de cozinha utilizando as garrafas da propriedade.
A vinícola é responsável por produzir rótulos famosos tanto em Portugal como em outros países, como o Malhadinha Nova Tinto, Malhadinha Nova Branco e Malhadinha Nova Reserva – todos com embalagens desenhadas pelas crianças da família dos proprietários.
Ver essa foto no Instagram