Continua após publicidade

Lisboa: apartamentos para alugar na Baixa e no Chiado

Acomodações charmosas, com cômodos amplos e vistas para pontos turísticos em dois dos melhores bairros para se hospedar na capital portuguesa

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 19 abr 2024, 10h09 - Publicado em 19 abr 2024, 10h00

Em 2023, Lisboa foi o destino no exterior mais buscado por brasileiros, de acordo com a plataforma KAYAK. Os tradicionais bairros da Baixa e do Chiado, no centro histórico, são alguns dos melhores para se hospedar e morrer de amores pela capital portuguesa. 

O Chiado foi um centro cultural frequentado por intelectuais, como Eça de Queirós, no século 19. Explore suas ruas cheias de lojas e pare para tomar um café no emblemático A Brasileira, onde o poeta Fernando Pessoa, que nasceu no bairro, está eternizado em bronze entre as mesas. Você pode chegar na cafeteria e na Praça Luís de Camões à bordo do famoso Elétrico 28, o bondinho que liga o Campo de Ourique à Praça Martim Moniz.

Já a charmosa Baixa foi reconstruída por ordem de Marquês de Pombal após um terremoto no século 18. Andando pelas calçadas portuguesas, você pode notar as características da arquitetura do período: prédios com três andares, varandas de ferro e pequenas janelas no telhado. A Baixa é a epítome do centro com muitas praças, restaurantes e pontos de compra, como a Rua Augusta, inacessível aos carros. 

Fizemos uma seleção de apartamentos na Baixa e no Chiado para você alugar no Airbnb, confira:

Baixa

Apartamento para quatro pessoas na Praça do Rossio

O apartamento tem decoração em tons pastéis que parece ter saído de um filme com direção de Sofia Coppola. Na sala de estar, dois sofás-camas azuis com muitas almofadas dividem o espaço com a mesa de jantar e quatro cadeiras rosa. Entrando na cozinha, você encontra mais cadeiras coloridas, além de armários cinza, utensílios básicos e uma cafeteira Nespresso. Os quartos têm camas de casal (que podem ser convertidas em duas camas de solteiro) com luminárias ao lado da cabeceira. A Praça Rossio, onde fica o apartamento, é rodeada por prédios com belas fachadas, como o imponente Teatro Nacional D.Maria II. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Nós ficamos aqui na última noite de nossa viagem em Portugal. A localização é perfeita, conseguimos andar até os pontos turísticos e tem ótimos bares e restaurantes nas redondezas. Foi legal não ter que me preocupar com chaves para entrar no apartamento, já que a fechadura é eletrônica. O apartamento é muito grande, os quartos, a sala e os banheiros são muito maiores do que qualquer lugar que já ficamos. Anfitrião amigável e muito responsável.” — Megan, março de 2024.

Airbnb na Baixa, Lisboa, Portugal
(Airbnb/Reprodução)
Continua após a publicidade

Loft para três pessoas a 20 metros da Praça da Figueira

Chegando no loft pertinho da Praça da Figueira, você encontra uma cama de casal, um espelho em formato de óculos e uma arara para pendurar suas roupas. Ao pé da cama, fica um sofá onde você pode se sentar para assistir a televisão apoiada em um pequeno rack. Seguindo em frente no espaço, você chega na mesa de jantar com três cadeiras e na cozinha com cooktop e coifa. O loft está a dois minutos do neogótico Elevador de Santa Justa, projetado por Gustave Eiffel e de onde se tem uma visão panorâmica do Chiado e do Bairro Alto. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Localização perfeita, bem no coração da cidade, com estações de transporte a cinco minutos de caminhada. O apartamento é ótimo, silencioso à noite, com ar condicionado e uma pequena cozinha com tudo que eu precisei. A lava-louças e a máquina de lavar tiraram o estresse da estadia. Hugo foi ótimo, sugeriu passeios e restaurantes e perguntou se a gente precisava de algo ao longo dos dias.” — Thomas, março de 2024.

Airbnb na Baixa, Lisboa, Portugal
(Airbnb/Reprodução)

Flat para seis pessoas com vista para o Elevador de Santa Justa 

Todo tipo de cor e textura marca presença neste excêntrico flat, onde a única característica em comum entre os cômodos é a decoração moderninha e peculiar. Na sala de estar, a estrutura da gaiola pombalina (da foto), uma medida preventiva contra terremotos, remonta a época de reconstrução da Baixa após o terremoto, em 1755. A sala de jantar com paredes azuis e amarelas tem sofá e tapete com estampa de zebra e cadeiras de diferentes modelos. Os dois quartos do piso térreo tem paredes verdes e roxas com listras, além de almofadas com ilustração de animais. Já no quarto do andar superior, a cama tem cabeceira com a pintura de um anjo e luminárias em formato de flor. Para chegar até lá, é preciso subir escadas com luzes neon. Do terraço, você vê o Castelo de São Jorge e o Elevador de Santa Justa. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Uma estadia adorável que combina a conveniência de um hotel com amenities e a privacidade de um Airbnb. Com três quartos com seus próprios banheiros e uma cama dupla em cada, é perfeito para uma viagem de três adultos ou casais. A localização é central e a sensação é de estar bem no meio da cidade, ainda que o isolamento acústico tenha prevenido de ser muito barulhento”. — Roni, março de 2024.

Continua após a publicidade
Airbnb na Baixa, Lisboa, Portugal
(Airbnb/Reprodução)

Chiado

Apartamento para quatro pessoas no Largo do Carmo

O azul e vermelho bem marcados enchem esse apartamento no Largo do Carmo de personalidade. O quarto de casal tem um pequeno sofá com almofadas verdes e azuis embaixo de uma janela. Já o segundo quarto é menor, com apenas um sofá-cama. Na cozinha equipada, os padrões geométricos laranjas no papel de parede, o espelho com forma orgânica e os utensílios coloridos tornam o ambiente descontraído. Você pode escolher entre sentar-se à mesa de quatro lugares ou ir até a varanda para ver a belíssima Estação Ferroviária do Rossio. O apartamento está a dois minutos da Rua Garrett, que além de ser ótima para fazer compras, é onde está a cafeteria A Brasileira. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Uma localização fantástica – caminhada rápida até a Estação Ferroviária do Rossio e ainda mais rápido para chegar ao Largo do Carmo, uma bela e tranquila praça onde você pode ver o mundo passar. O apartamento é bem decorado e aconchegante. Ricardo está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, conhece e ama sua cidade e pode recomendar lugares para explorar. O bairro é muito seguro com um clube de fado no final da rua e o Super Mário, um restaurante familiar com comida fantástica e anfitrião generoso, do outro lado da rua.” — Agatha, fevereiro de 2024.

Airbnb no Chiado, Lisboa, Portugal
(Airbnb/Reprodução)

Apartamento para seis pessoas com vista para o Rio Tejo

Os cômodos dessa casa de dois andares para seis pessoas são espaçosos e com muita entrada de luz natural. Os batentes e acabamentos em azul se repetem nos quartos com paredes laranja e verde. No primeiro andar, a sala de estar decorada com livros e CDs tem diferentes opções de assento: o sofá em L, as poltronas ou as cadeiras da mesa de jantar. Ainda no térreo, estão dois quartos com cortina blackout e a cozinha equipada com utensílios. A vista para o Tejo é privilégio da varanda do quarto principal no segundo andar, onde também fica um banheiro e um quarto com uma cama de solteiro. O anfitrião fornece café da manhã no dia do check-in. Reserve aqui.

Continua após a publicidade

Comentário de quem já alugou: “Christina foi uma anfitriã adorável, ela foi generosa e compreensiva a respeito do nosso atraso na chegada. O lugar era maravilhoso, com muito espaço, conforto e lindamente decorado. Petiscos e vinho estavam esperando por nós quando chegamos. A localização é ideal para explorar. Foi uma de nossas melhores estadias.” — Meg, março de 2024.

Airbnb no Chiado, Lisboa, Portugal
(Airbnb/Reprodução)

Apartamento para quatro pessoas no Largo da Academia de Belas Artes

Pelas manhãs, o sol atravessa as janelas da frente deste apartamento com detalhes pitorescos, como lustres antigos e uma máquina de escrever no quarto com cama queen. A pegada vintage também está nos móveis de madeira: espelhos, mesas de cabeceira e armários tem design clássico. Todos os quartos da casa tem vista para o Largo da Academia de Belas Artes, mas do segundo, com duas camas de solteiro, você consegue acessar uma pequena varanda. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Nós não tínhamos ideia de como a localização era boa até chegarmos e sermos surpreendidos pelo coração de Chiado. O apartamento está a uma pequena caminhada do famoso bonde Elétrico 28 e acima do centro comercial, ele era espaço confortável e tinha tudo que precisávamos.” — Kimberley, fevereiro de 2024.

Airbnb no Chiado, Lisboa, Portugal
(Airbnb/Reprodução)
Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Lisboa

Busque outras opções de hospedagem em Lisboa no Airbnb

Encontre os melhores voos para Lisboa

Compartilhe essa matéria via:

Ainda que não tenhamos nos hospedado em todas as acomodações aqui listadas, selecionamos cuidadosamente cada uma delas com base na localização, conveniência, comentários de hóspedes anteriores e o fato do anfitrião ter status de Superhost na ocasião da pesquisa. Caso você faça uma reserva por meio dos links aqui listados, a Viagem e Turismo poderá ganhar uma comissão.

Publicidade
Publicidade