Continua após publicidade

Aérea permite que mulheres optem por não viajar ao lado de homens

Low cost indiana implementou recurso na reserva de assento após pesquisa sobre o que tornaria as viagens mais confortáveis para mulheres

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 14 ago 2024, 16h47 - Publicado em 12 ago 2024, 12h00
Voo, avião, mulher
Poltronas ocupadas por mulheres aparecem em rosa (Sofia Sforza/Unsplash)
Continua após publicidade

A aérea IndiGo Airlines, a maior low cost da Índia, permite que suas passageiras vejam o gênero de quem se sentará ao seu lado no momento da reserva de assentos. Durante o check-in pela internet, as viajantes podem visualizar onde outras mulheres estão sentadas – as poltronas aparecem na cor rosa.

O recurso está disponível apenas para mulheres que viajam sozinhas ou fazem a reserva para famílias. Já os homens seguem escolhendo assentos com base apenas na disponibilidade dos lugares. 

Segundo a companhia aérea, a nova função permite que as passageiras escolham os lugares onde irão se sentir mais confortáveis. A IndiGo Airlines detalhou ao jornal britânico Daily Mail que o recurso foi elaborado após uma pesquisa com as viajantes que as questionou exatamente sobre o conforto nos voos e o que poderia ser feito para melhorar a qualidade das viagens.

A companhia aérea possui rotas para 88 destinos domésticos na Índia e 33 entre Europa, Austrália e Estados Unidos. No total, são 2 mil voos diários. A empresa se orgulha de ter 44% da força de trabalho feminina, além das pilotas representarem 15% do quadro de funcionários, enquanto a média global é menor que 6%.

O recurso de visualização do gênero dos viajantes na escolha de assento não possui precedentes no setor aéreo, mas se assemelha a outras propostas para combater os casos de importunação sexual no transporte público. Na Índia, há vagões exclusivos para mulheres, semelhantes aos “vagões rosa” dos sistemas brasileiros de metrô e trem.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Índia

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade