Achados em Richmond, o bairro mais bucólico de Londres
Com charmosos restaurantes, bares, livrarias e parques, a região com ares interioranos parece cenário de filme
Berço para algumas das paisagens mais deslumbrantes de Londres, Richmond é um destino imperdível para quem busca passeios fora do circuitão clássico da capital inglesa. Situado às margens do Rio Tâmisa, esse bairro com clima interiorano fica ainda mais encantador no outono.
O jeito mais rápido (20 minutos) de chegar lá é pegar um trem na Waterloo Station e descer na estação Richmond (o bairro é enorme e há várias outras estações nas cercanias, cheque no Google Maps).
Embora seja pouco explorado por visitantes – a maioria acaba indo apenas para visitar os Kew Gardens, o deslumbrante jardim botânico real –, a região conta com construções históricas, áreas verdes e uma boa variedade gastronômica. Com isso em mente, vale dedicar pelo menos um dia inteirinho para conferir uma seleção de restaurantes, cafeterias, livrarias e pubs. No final do texto veja um mapa com todos os endereços citados.
GASTRONOMIA
Petersham Nurseries
Parada obrigatória em qualquer visita a Richmond, o Petersham Nurseries é um encantador viveiro de mudas que reúne lojas, restaurantes e cafeterias. Entre os estabelecimentos, estão os italianos The Petersham, que serve delícias o dia todo, e o La Goccia, que faz sucesso com os seus drinks à noite .
Vale aproveitar a visita para tomar um chá da tarde na estufa e se encantar com a beleza da floricultura.
Ver essa foto no Instagram
Bingham Riverhouse
Para quem preferir dar um grau em qualquer uma das três refeições, o Bingham Riverhouse é a pedida. O restaurante serve pratos da alta gastronomia em ambiente elegante e vistas lindas para o rio Tâmisa.
View this post on Instagram
O menu traz opções para café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde e jantar. Há também um cardápio especial para os domingos, no tradicional sunday roast. Quer mais? Se preferir não arredar o pé de Richmond, alugue um dos quartos que estão à disposição.
Endereço: 61-63 Petersham Rd, Richmond TW10 6UT.
Knoops
Se você está em busca de um bom chocolate quente, a Knoops é uma parada obrigatória. Aberta em 2013, essa cafeteria oferece opções de bebidas com diferentes porcentagens de cacau que agrada tanto quem prefere algo mais doce ou até mais amargo.
Ver essa foto no Instagram
É uma verdadeira ciência, que tem até nome: “knoopology”. Com receitas autorais, sabores marcantes e diversas franquias espalhadas por Londres, o local também serve milkshakes, cafés e chás.
Endereço: 1 George St, Richmond TW9 1JY.
The White Cross Pub
Situado às margens do Rio Tâmisa, o White Cross também é conhecido como o “pub que alaga”. O apelido tem justificativa: conforme a maré sobe, o bar é literalmente inundado e os clientes têm a oportunidade de tomar uma cerveja com os pés na água. Mas, não se preocupe: o estabelecimento oferece galochas e os pedidos ainda são entregues na mesa.
Ver essa foto no Instagram
Com pratos tipicamente britânicos, como o steak e kidney pudding ou o oxfordshire steak tartar, o endereço também faz bonito aos domingos no sunday roast, que conta com enormes Yorkshare puddings com gravy e batatas assadas.
Endereço: Surrey, Riverside House, Water Ln, Richmond TW9 1NR.
The Princes’ Head
Além de ser um dos melhores pubs de Richmond, esse também é um dos mais bem localizados. O Princes’ Head fica no entorno do Richmond Green Sports Centre and Park e é a pedida para assistir a uma partida de críquete com uma pint na mão.
Ver essa foto no Instagram
Com opções vegetarianas e veganas, há um chamariz a mais para quem curte esporte: o local realiza transmissões ao vivo dos principais torneios, especialmente de futebol e rugby, duas paixões nacionais.
Endereço: 28 The Green, Richmond TW9 1LX.
LIVRARIAS
The Open Book
Inaugurada em 1987, essa charmosa livraria independente é pequena por fora, mas extensa por dentro. Suas prateleiras são repletas de obras clássicas e contemporâneas, incluindo itens raros, como um exemplar de Como Ser Invisível, o livro de letras da cantora e compositora inglesa Kate Bush – e autografado pela própria.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, a encantadora The Open Book é sede para encontros de clubes do livro e outros eventos culturais.
Endereço: 10 King St, Richmond TW9 1ND.
Books on The Rise
Situada em Hill Rise, a Books on The Rise conta com uma programação vasta de eventos literários e uma curadoria criteriosa de livros.
Ver essa foto no Instagram
Depois de visitá-la, vale seguir colina acima para ter uma das melhores vistas de Londres. No topo, ainda há o famoso Richmond Deer Park, uma das áreas com maior biodiversidade do sul da Inglaterra.
Endereço: 80 Hill Rise, Richmond TW10 6UB.
ATIVIDADES AO AR LIVRE
Richmond Park
Considerado uma Reserva Natural Nacional, o Richmond Park é um refúgio para espécies raras e ameaçadas de extinção, entre elas besouros-veados, morcegos e mariposas. Esse vasto espaço verde ainda abriga árvores com pelo menos 750 anos.
Se você gosta de atividades ao ar livre, esse é o destino ideal para conhecer o lado mais bucólico de Londres. O parque é uma boa pedida para corridas e caminhadas ao ar livre.
Richmond Green
Cercado por construções históricas, o Richmond Green é uma das principais áreas verdes da cidade, frequentada desde a Idade Média. Além de contar com um campo de críquete, o espaço é sede para diferentes festividades ao longo do ano.
Os becos ao redor do parque também valem a visita. Ainda mais para os fãs do sitcom Ted Lasso, da Apple TV, que podem reconhecer alguns dos locais onde foi gravado o seriado.
Ham Lands
Situado a uma curta distância de Richmond, está a Reserva Natural Ham Lands. Com uma grande diversidade de plantas e animais, o parque é uma mistura de diferentes habitats, que vão de florestas a pântanos.
Ver essa foto no Instagram
Nele, encontra-se uma das propriedades do National Trust: a Ham House. Essa construção histórica é cercada por belos jardins e conta com uma charmosa cafeteria.
Resolva sua viagem aqui