VT Responde: Escócia, Muscat e Morro de São Paulo

Um roteiro de carro pelas Highlands da Escócia. Programas imperdíveis em Muscat, a capital do Omã, no Oriente Médio. Como aproveitar Morro de São Paulo ao máximo em pouquíssimo tempo. Sejam horas, dias ou meses, a VT tem os melhores roteiros

 Estou programando uma viagem de dez dias pela Escócia e gostaria de uma sugestão de roteiro de carro pelas Highlands.

— Vera Rezende Vidigal, São Paulo, SP

A blogueira Andrea Voigt (deiatatu.wordpress.com), que mora na Alemanha há 11 anos, passou uma temporada na Escócia e tem as dicas. “Partindo de Edimburgo, sugiro que você siga em direção a Callander, cidadezinha 86 quilômetros ao norte da capital que está debruçada sobre o Rio Teith. As cadeias de montanhas, os lagos e as paisagens dramáticas das Highlands surgirão ali e continuarão até o mítico Lago Ness. Combine o passeio ao lago com uma visita às ruínas do Castelo de Urquhart, do século 13. uma cidade bacana para usar como base é Fort William, que fica perto do castelo de Eilean Donan (eileandonancastle.com), cenário do filme Highlander. Na sequência, sugiro a Ilha de Skye (skye.co.uk), lugar onde o tempo é quase sempre chuvoso, mas que guarda lindos penhascos, cachoeiras, ruínas e outro bonito castelo, o Dunvegan (dunvegancastle.com). Não deixe de fazer a caminhada até the old man of storr, o ponto mais alto. Um dia é suficiente para conhecer a ilha. Eu sugiro incluir no roteiro o nordeste da Escócia, região conhecida como Royal Deeside, que tem cidades charmosas como Braemar. A caminhada ao longo do Rio Linn of Quoich era o passeio favorito da rainha Vitória, que em meados do século 19 passava férias no Castelo Balmoral (balmoralcastle.com), que terá visitação até 31 de julho.”

Vou trabalhar em Omã por dois meses e gostaria de dicas de passeios. Ficarei em Muscat e terei os domingos de folga.

— Jiane Soares, Porto Alegre, RS

O mineiro Pedro Richardson, autor do blog Viaje com Pedro (viajecompedro.com), esteve em Omã em três oportunidades e é o nosso consultor convidado. “Na paisagem urbana de Muscat, a capital de Omã, você encontra áreas distintas. Recomendo que você comece a explorá-la pela região de Muttrah. Lá se encontra a Corniche, o calçadão à beira-mar, perfeito para dali fotografar o contraste entre o mar e as montanhas. É ali também que está o mais famoso souk, onde são vendidos artesanato, objetos de decoração e iguarias. Dedique outro dia para explorar Old Muscat, a cidade antiga. São 3 quilômetros a partir do calçadão, e a paisagem é linda. No topo das montanhas existem vários fortes e também o Palácio Alalam, residência do sultão Qaboos, membro da dinastia que governa o país há mais de 250 anos. A praia mais popular de Muscat é Shatti al-Qurum, que está a cerca de 15 quilômetros de Muttrah. Essa é uma região mais ocidentalizada, com alguns shoppings, como o Qurum City Center (qurumcitycentre.com). Na chamada Love street fica o restaurante La Mer (lamermuscat.com), que serve frutos do mar e tem vista para o mar e um manguezal. A Royal Opera House (rohmuscat.org.om), a primeira grande ópera do oriente médio, onde já se apresentaram Plácido Domingo e Andrea Bocelli, também merece ser conferida.”

O souk de Mettrah, templo das boas compras em Omã O souk de Mettrah, templo das boas compras em Omã

O souk de Mettrah, templo das boas compras em Omã (/)

O souk de Mettrah, templo das boas compras em Omã – Foto: Kami/ Arabianeye/ Corbis

É possível curtir Morro de São Paulo (BA) em um dia e meio, aportando lá no sábado?

— Sérgio Araújo Júnior, Aracaju, SE

É possível, Sérgio. e quem diz é Luiz Giannoni, repórter dos Guias Quatro Rodas. “Chegando no sábado no fim da manhã ou, mais provavelmente, no começo da tarde, dá para curtir o centrinho da vila, nas proximidades do porto, até a Segunda Praia. A rua Caminho da Praia concentra lojinhas e restaurantes. Na Segunda Praia dá para esticar até o fim da tarde por ser point de happy hour. À tarde dá para ir à tirolesa e aos mirantes das ruínas da Fortaleza ou do Farol do Morro, este o mais bacana. À noite, todos se encontram no bar toca do morcego, nas festas temáticas da Pulsar Disco e em eventuais luaus na Segunda Praia. Se você virou a noite, o que não é difícil, rume para a Quinta Praia. Vá de charrete, pois o lugar está a 6 quilômetros da vila e o seu tempo é curto.”

→ Para participar, envie sua dúvida paravt.responde@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas apenas nesta seção

Leia mais:

Check-inn ##- Veja outras reportagens da edição de JUNHO de 2013 da VT

Imagens do Reino Unido

God save the princess

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s