Vinícola Emiliana é um dos bons (en)cantos do Chile

Um lugar a caminho de uma linda praia, mas logo ao lado das montanhas, pertinho de uma capital com bom desenvolvimento e que vende deliciosos vinhos. Melhor ainda, todos orgânicos. Esta é a Vinícola Emiliana, localizada em Casablanca, há cerca de 70 km de Santiago. A sugestão é fazer a visita quando estiver a caminho de Valparaíso e Viña del Mar. Ou  aproveitar o dia apenas para se dedicar ao deus Dionísio (dos vinhos), já que a região é repleta de outras vinícolas encantadoras. Isso porque o local tem as condições ideais para o cultivo das uvas verdes, que vão dar origem a vinhos brancos de sabor delicado. Mas alguns vinhos tintos também são produzidos no vale de Casablanca, como o Pinot Noir.

Uma das minhas sugestões na Emiliana é o Late Harvest ou Colheita Tardia, se passarmos ao Português. É um vinho bom para ser bebido sozinho ou acompanhando sobremesas. Esse termo é usado porque significa que as uvas foram deixadas na videira mais tempo do que o normal para outros tipos de vinhos, fazendo com que produzam um estilo de bebida com um nível mais alto de açúcar e mais alto teor alcoólico. Mas normalmente são vinhos doces, sem serem enjoativos.

Bom, além dos diferentes tipos de vinhos disponíveis para compra na Emiliana, a um preço bem em conta para os brasileiros (por volta de metade do preço que se paga no Brasil pelos mesmos rótulos),  o local conta com opções de degustação acompanhada de queijo e até de chocolate, dependendo do tipo de vinho a ser experimentado. A opção mais cara de degustação deve sair em torno de R$ 60 por pessoa. O lugar também é conhecido pela qualidade dos azeites que são produzidos ali. Combinação perfeita.

O interessante também é fazer a visita à extensão da vinícola, que pode ser à pé ou de bicicleta, o que deve ser agendado com dois dias de antecedência. A vinícola tem um cenário digno de cartão postal, com parreiras e oliveiras de frente para as montanhas. Algumas alpacas (animal da região) vivem por ali também.

Mas um dos pontos que mais me chamou atenção ali foi o fato de que todos os vinhos são orgânicos. A vinícola já ganhou o prêmio Green Awards, da revista inglesa The Drink Business, na categoria “Empresa Verde do Ano”. Isso porque não utilizam nenhum tipo de fertilizante químico na plantação, mas um composto orgânico produzido localmente. Além disso, são cultivadas plantas nativas e animais que ajudam no controle de pragas de forma natural. Até para esquentar a água são usados painéis solares. Tudo no local é pensado de maneira sustentável.

Além da linda paisagem e deliciosos vinhos, a Emiliana ganha muitos pontos com os visitantes que prezam por uma atitude focada na sustentabilidade.

Tin tin para eles!

Vai lá:

Vinícola Emiliana – Km 61,5 da Route 68, em direção a Viña del Mar

Na temporada de verão (dezembro a março) as visitas são realizadas das 10h às 18h. Na temporada de inverno (abril a novembro), das 10h às 17h. Todos os dias da semana. Mas precisa agendar antes, pois os grupos não saem a todo momento.

http://www.emiliana.cl/wine-tour

Emiliana 3

Tem opções para todos os gostos (Crédito: Flickr/ Julio Pinar)

 

Emiliana 2

Quando fui, a colheita já tinha passado (até a tardia), mas a vista não deixou de ser linda (Crédito: arquivo pessoal)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s