Vindima em Mendoza: festa e programação especial nas vinícolas

A cidade argentina é animada pela Festa Nacional da Vindima e por atividades especiais nas vinícolas, que permitem participar da colheita da uva

Por Giovanna Simonetti Atualizado em 5 mar 2020, 13h42 - Publicado em 4 mar 2020, 15h01

Os meses de fevereiro e março são especialmente interessantes para se visitar Mendoza, um paraíso argentino para os amantes de vinho. É nessa época  que acontece a colheita das uvas, oportunidade única de presenciar as mais de mil vinícolas da região funcionando a todo vapor. Como forma de celebrar esse importante período, todos os anos acontece a Festa Nacional da Vindima, com espetáculos que se estendem por quatro dias. Confira essa e outras atividades especiais que acontecerão em 2020: 

Festa Nacional da Vindima

Show da festa da vindima em Mendoza Fiesta Nacional de la Vendimia/Reprodução

Com mais de 80 edições, a festa é a maior comemoração da colheita da uva no mundo e, em 2020, acontecerá de 6 a 9 de março no teatro grego Frank Romero Day. Na programação do evento estão desfiles de carros alegóricos e performances de música, teatro e dança, que buscam celebrar o vinho da região e contar a história da terra e do povo de Mendoza. Os ingressos podem ser comprados no site oficial do evento.

  • Vinícola Norton

    De fevereiro a abril, a vinícola oferece o tour Trabajando Mi Terra, em que os visitantes podem vivenciar todas as etapas de produção do vinho, incluindo a colheita das uvas. Após as atividades no vinhedo, a visita segue para a adega, onde acontece uma degustação de empanadas e, claro, dos rótulos da vinícola. Também é possível incluir no pacote um almoço de três etapas no restaurante do local. Essa modalidade de visita tem duração de duas ou quatro horas, caso o almoço esteja incluso, e o preço é 3 500 pesos argentinos por pessoa – cerca de 220 reais. É preciso reservar com no mínimo 24 horas de antecedência. 

    Ver essa foto no Instagram

    En Norton, te queremos invitar a participar de una experiencia en donde vas a poder conocer en detalle el manejo del viñedo, desde la siembra hasta la tan esperada cosecha. Más info: turismo@norton.com.ar I 0261-4909700 At Norton, we want to invite you to participate in an experience where you will be able to get to know in detail the management of the vineyard, from planting to the long-awaited harvest. More info: turismo@norton.com.ar I 0261-4909700

    Uma publicação compartilhada por Bodega Norton (@bodeganorton) em

  • Vinícola Lopez

    Além das visitas convencionais, com uma hora de duração e degustação de dois vinhos, a vinícola oferece tours personalizados, como é o caso do Sensação Vindima. Esse passeio, disponível de fevereiro ao início de abril, permite que você conheça os vinhedos com as roupas apropriadas para participar da colheita: chapéu, avental, tesoura de podar e caixa para colocar as uvas. Degustação de vinho e champanhe estão incluídas no pacote, no valor de 350 pesos argentinos por pessoa – em torno de 26 reais. É preciso de, no mínimo, dez participantes.  

    Visitantes vestidos adequadamente para a colheita de uvas na vinícola Lopez Bodega Lopez/Reprodução

    Outra visita guiada que permite participar da vindima e de todo o processo de elaboração dos vinhos da marca é a Estilo López. Nela está incluído o passeio pela fábrica de champanhe e pela vinícola, além de café da manhã e almoço no restaurante do estabelecimento. No fim, você ainda sai com uma garrafa personalizada de vinho tinto. O passeio é pros fortes (e bastante interessados): ele dura 7 horas e custa 2 265 pesos argentinos por pessoa – cerca de 165 reais. 

    Posada La Celia

    As videiras da Posada La Celia, a 100km de Mendoza La Celia/Reprodução

    A cem quilômetros de Mendoza, o Le Celia é um patrimônio histórico e cultural da produção de vinhos na Argentina: ela foi a primeira vinícola do Valle de Uco, inaugurada há mais de 127 anos atrás. 

    Hoje, em um complexo com adega e videiras, a Posada La Celia oferece atividades especiais para a época da vindima. De março a maio, os hóspedes participam da colheita das uvas, visitam a adega e degustam vinhos. Mas é bom reservar com antecedência, já que a experiência é bastante exclusiva: são apenas cinco quartos na pousada. 

  • Leia tudo sobre a Argentina

    Busque hospedagens em Mendoza 

    Continua após a publicidade
    Publicidade