24 atrações nos arredores do Rio que valem uma esticada na viagem

A até 200 quilômetros da Cidade Maravilhosa, cidades como Búzios, Paraty, Petrópolis e Visconde de Mauá têm passeios que merecem uns dias a mais na viagem

Por Bruno Leuzinger | Edição: Rosana Zakabi Atualizado em 16 dez 2016, 18h28 - Publicado em 8 ago 2016, 13h43

Houve um tempo em que, para ir do Rio de Janeiro a Petrópolis, era preciso tomar um barco a vapor, navegar pela Baía de Guanabara até Magé, depois chacoalhar numa charrete até Raiz da Serra e, por fim, montar num cavalo para subir a Estrada do Ouro.

Era assim, depois de uma jornada digna de um Indiana Jones, que dom Pedro II conseguia, enfim, pôr os pés no seu querido refúgio de montanha, para onde escapulia sempre que o calor do verão carioca tornava a vida na capital do império impossível para cavalheiros civilizados.

Aos poucos, alguns trechos da viagem passaram a ser percorridos de trem, mas a estrada de ferro só chegou a Petrópolis em 1883, quando nosso monarca tropical já era um senhor de quase 60 anos com barba de Papai Noel.

Já que os perrengues do imperador fazem parte do passado, confira 20 dicas preciosas de passeios em sete belos destinos do Rio de Janeiro: Búzios, Paraty, Ilha Grande, Petrópolis, Teresópolis, Nova Fribrugo e Visconde de Mauá.

 

Publicado na edição 250 da revista Viagem e Turismo — Agosto de 2016

Continua após a publicidade
Publicidade