Com viagem marcada para a Europa? Então, preste atenção: a União Europeia começará a cadastrar turistas que chegarem ao continente, incluindo brasileiros. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês) será aplicado para todos os cidadãos extracomunitários que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen – área de livre circulação de pessoas dentro do bloco.
A medida foi proposta pelo poder Executivo da União Europeia. Assim, quando um turista entrar na UE, ele será registrado com informações como lugar, data e motivo da viagem.
+ Precisa de visto? Site mostra quais países exigem o documento
+ Vovó de 101 anos tira passaporte pela primeira vez para viajar pela Ásia
Segundo Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, o novo sistema será automatizado e os dados serão coletados antes da viagem. “Isso nos dirá quem está autorizado a transitar pela UE antes que ela efetivamente entre”, disse Juncker durante sessão plenária do Parlamento Europeu.
A ação é semelhante ao modelo adotado nos Estados Unidos e tem como objetivo combater o terrorismo e evitar o aumento da migração para o continente. Os próprios turistas devem passar as informações através do preenchimento de um questionário on-line. Ainda não há data para o início desse monitoramento.
Rio de Janeiro volta a ter árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas
Natal em São Paulo: roteiro pelas principais atrações em 2025
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória
Cidade no Paraná pode entrar no Guinness Book com maior Papai Noel do mundo
Seis experiências de viagem luxuosas para viajantes que já viram tudo





