
Muitas galinhas passam a vida inteira tendo o fim do galinheiro como limite de horizonte. Esse não é um problema para Monique, uma distinta galinha das Ilhas Canárias, na costa africana. A ave já esteve em lugares que vão desde Saint Bart, no Caribe, até Ilulissat, na Groelândia. O motivo disso é que Monique é a companheira de bordo do francês Guirec Soudée, de 24 anos, e os dois estão desde 2014 cruzando mares ao redor do mundo de barco.
Apesar de a viagem já ter começado há algum tempo, a parceria de Guirec e Monique só começou a chamar atenção nas redes sociais após ganhar destaque na imprensa francesa, de acordo com uma matéria da BBC. A ideia de viajar acompanhado de um animal de estimação sempre agradou Guirec, que chegou a cogitar ter um gato, mas acabou optando pela galinha que, além de fazer companhia, bota cerca de seis ovos por semana em alto mar. Essa quantidade de ovos, aliás, é um indício de que Monique adora navegar: galinhas estressadas não costumam pôr ovos.
A vida de Monique no navio é bastante agradável, segundo Guirec: enquanto ele fica encarregado do trabalho manual, a ave passa a maior parte do tempo admirando as paisagens, passeando pelo deque ou descansando abrigada quando as condições metereológicas não estão muito favoráveis. Veja algumas fotos publicadas por Guirec em suas redes sociais e se divirta com a relação de amizade e aventura dos dois:

Monique e Guirec aproveitando uns momentos na praia para lerem uma revista. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Os dois não deixam de curtir esportes radicais durante as viagens. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Monique nem sempre fica só na boa vida e às vezes ajuda até na manutenção do barco. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Nem sempre as coisas vão bem na relação dos dois… (Foto: Reprodução/ Facebook)

Mas no fim das contas, a amizade entre Monique e Guirec é maior que qualquer coisa. (Foto: Reprodução/ Facebook)