Companhia vai usar fotos de passageiros como passes de embarque
A companhia aérea vai utilizar o sistema de reconhecimento facial para embarque de passageiros
Pensando em diminuir o tempo de espera dos passageiros, a companhia aérea JetBlue vai permitir que os viajantes usem selfies para embarcar em viagens de avião, sem a necessidade de apresentarem passaportes e cartões de embarque. O projeto foi feito através de uma parceria com a agência americana Customs and Border Protection (CPB) e a indústria de aviação SITA.
A fase de teste deve durar de 40 a 90 dias e será aplicada pela primeira vez no dia 12 de junho, durante o voo do Aeroporto Internacional de Boston Logan para o aeroporto internacional Rainha Beatriz, em Aruba.
O programa funciona da seguinte forma: os passageiros serão direcionados a um local específico onde serão fotografados por câmeras equipadas com biometria e reconhecimento facial. A imagem será anexada às informações pessoais de cada viajante (fotos do passaporte ou de imigração), fornecidas pelo sistema de documentação da CPB. Um dispositivo fixado nas câmera dirá se o passageiro está liberado para embarcar no avião.
Se funcionar, a JetBlue será umas das poucas companhias aéreas do mundo a utilizarem o sistema de reconhecimento facial para embarque de passageiros. Além de ser mais eficiente, a iniciativa é amplamente sustentável pois não utiliza papéis na hora do embarque.
A JetBlue acredita que o projeto pode promover a aproximação do passageiro com os funcionários do portão de embarque, já que todos eles receberão Ipads para melhor informar o passageiro sobre seu voo.
Em primeiro momento, o sistema de reconhecimento facial funcionará apenas para os voos de Boston para Aruba, mas há planos de expansão para demais rotas.
Cidade mineira entra na rota do trem noturno entre Belo Horizonte e Vitória
Polícia Federal pode suspender a emissão de passaportes por falta de verba
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória
Natal em Campos do Jordão terá decoração da Disney e neve artificial
Aeroporto de Guarulhos passa a exigir saquinhos “zip lock” para líquidos