Um amigo para chamar de seu
Aluguel de amigo: você já pensou em contratar alguém para bater papo, tomar um suco e lhe servir de guia numa cidade desconhecida? A <strong>VT</strong> testou esse serviço no Rio
Um bom jeito de desbravar um lugar novo é ter um amigo nesse lugar. Ele apresenta atrações, restaurantes, pessoas, conta histórias, coisas que só quem é local (ou lê a VT) conhece. Mas, na falta do tal sujeito, o que fazer? Contratar um. E isso é possível. No Brasil, já existem amigos-guias em operadoras mais personalizadas, como a AuroraEco e a Matueté. Há também o site estrangeiro Rent a Local Friend (www.rentalocalfriend.com), que tem “amigos” em 23 cidades do mundo, inclusive São Paulo e Rio – onde rolou o teste da VT.
Amizade de Quatro horas
“Conte-me um pouquinho sobre você e o que gosta de fazer. Assim programo um itinerário bem bacana”, me pediu Alice Moura, organizadora do site Rent a Local Friend. Informações passadas, ela me colocou em contato com minha mais nova amiga, Fernanda Carvalho, que me guiaria pelo centro do Rio de Janeiro por uma tarde. Sábado, 9 horas da manhã, saída do metrô Carioca. Lá estava Fernanda: baixinha, cabelo curto e óculos – exatamente como ela havia se descrito. Fizemos um passeio superagradável por pontos tradicionais da cidade: antiga Igreja da Sé, Paço Imperial, Arco dos Telles, Centro Cultural Banco do Brasil, Candelária, Mosteiro de São Bento – um oásis na região –, Arcos da Lapa, e ainda pegamos o bondinho até Santa Teresa. Lá, visitamos o Parque das Ruínas, entre outros lugares.
Fernanda é professora de português para estrangeiros e mostrou bom conhecimento sobre a história da cidade. A todo momento fazia recomendações, falando sobre segurança e dando informações atuais do Rio. O papo fluiu e conversamos muito sobre a capital fluminense. Com direito a parada para um suquinho, típico programa carioca. Sugestões de outros passeios para que eu aproveitasse a cidade também não faltaram, além de indicações de restaurantes, bares e casas de show. Foi um tour muito agradável, com bom roteiro, e Fernanda se mostrou bem preparada. Preparada para ser guia, não amiga, dessas para eu ligar quando quiser beber uma cervejinha. Afinal, essa amizade tem preço: R$ 140 por quatro horas de passeio.