Turismo na Black Friday: dicas para não cair em roubada

Para não ser enganado por falsos descontos, faça uso de ferramentas de comparação de preços e dê preferência às lojas parceiras de programas de milhagens

Já está preparado para aproveitar os descontos da Black Friday? Com data cada vez mais próxima e diversas ofertas já rolando em lojas física e online nos últimos dias, a edição de 2019 promete ser vantajosa para os brasileiros. Mas vamos com calma. 

Diante de tantos descontos e condições impressionantes, é fácil se deslumbrar – só para depois se arrepender. Se você é dessas pessoas que já está com o bolso coçando para gastar no dia 29 de novembro, aqui vão alguns cuidados e dicas para seguir antes de cair na farra, especialmente quando o assunto é viagem. 

Veja também

 

→ Compare os preços

Essa é uma dica básica, fundamental para aproveitar qualquer oferta da Black Friday. O medo de qualquer pessoa nessa ocasião é ser enganado pelo famoso “metade do dobro” – em as empresas aumentam os preços semanas antes da Black Friday para “diminuir” na data, quando na verdade eles continuam os mesmos de sempre. 

Para saber se o desconto é real, as ferramentas de comparação de preço são as suas melhores aliadas. Sites como Buscapé e Zoom cumprem muito bem essa função, mostrando o histórico de preço do produto nos últimos meses. Assim você consegue ver se aquele realmente é um momento vantajoso para a compra. 

O site Black Friday de Verdade, além de reunir boas ofertas para ajudar o consumidor a evitar a “Black Fraude”, tem uma extensão para Google Chrome que monitora mais de 20 sites de compras. A ferramenta mostra o histórico de preço do produto, compara com outras lojas digitais e permite criar alerta de preços. 

Para evitar falsos descontos, também vale a pena conferir essa lista feita pelo Procon-Sp de lojas a serem evitadas e conferir a reputação da empresa no Reclame Aqui.

Monitore as passagens aéreas

Segundo o Skyscanner, 88% dos viajantes brasileiros pretendem comprar passagens aéreas nessa Black Friday. E realmente pode ser vantajoso – com os devidos cuidados.

De acordo com uma pesquisa feita pela ferramenta de buscas de viagem Kayak, os preços dos voos deverão estar menores na última semana de novembro. A expectativa é que a edição desse ano siga a mesma tendência de 2018, em que 12 dos 15 destinos mais buscados do site durante a Black Friday apresentaram valores mais baixos em relação à semana anterior e a seguinte. O trecho com maior desconto foi São Paulo-Porto Alegre, sendo 31% mais barato.

Para ter certeza de que a oferta é boa, é preciso monitorar os preços com antecedência! Buscadores de passagens aéreas como o Skyscanner, Google Flights, Voopter e Kayak permitem que você crie alertas de preços no seu email para verificar se os valores estão aumentando ou diminuindo. O Google Flights também tem um termômetro de preços, que te mostra na hora se aquele valor está acima ou abaixo da média da rota selecionada.

O indicador de preço mostra se os valores do voos da data pesquisada estão acima ou abaixo do normal

O indicador de preço mostra se os valores do voos da data pesquisada estão acima ou abaixo do normal (Google/Reprodução)

Certa flexibilidade também é muito bem-vinda na hora de conseguir bons descontos. Quanto mais fechado for sua opção de destino e as datas, mais difícil será achar promoções. Por isso, sempre compare datas próximas (dias ou semanas antes e depois), tente pensar em mais de um destino e até mesmo escolher aeroportos alternativos, um pouco mais afastados, mas que podem ter preços melhores. E, dependendo do caso, abra mão do voo direto. 

Não existe uma fórmula mágica para conseguir passagens mais baratas, mas há mais chances de conseguir ofertas vantajosas quando você procura voos com antecedência mínima de um mês para destinos nacionais e seis meses, para internacionais. 

Faça compras nas lojas parceiras dos programas de milhagens

Esse é um simples caso de unir o útil ao agradável. Se você já sabe que vai gastar dinheiro nessa Black Friday, dê preferência para empresas parceiras de programas de pontos – assim você consegue aproveitar os descontos enquanto acumula pontuação para futuras milhas. O dobro do lucro. 

Programas como o Latam Pass (união da Multiplus com o Latam Fidelidade), da Latam, e o Smiles, da Gol, tem parcerias com grandes lojas – Magazine Luiza, Fastshop, Livraria Cultura, Natura e Netshoes são algumas da lista. E a troca de pontos pode ser bastante vantajosa: a cada 1 real gasto na Polishop, por exemplo, você ganha 3 pontos Multiplus. 

Para saber todos os parceiros e ofertas, acesse o site do Multiplus e do Smiles.

Em tempo: na Black Friday, também fique de olho nas promoções de compra e transferência de milhas. 

Veja também

Atenção às taxas ao comprar moeda estrangeira

Várias empresas de cotação oferecem descontos e condições especiais durante a Black Friday para comprar moeda estrangeira. Mas é preciso ficar esperto. Assim como lojas aumentam os preços para depois diminuí-los, empresas de câmbio podem aumentar disfarçadamente suas taxas. Resultado: fica-se com a metade do dobro. 

O mais indicado, nessa situação, é comparar o Valor Efetivo Total (VET) de diferentes empresas. O VET engloba a taxa de câmbio e todas as tarifas e tributos da operação, mostrando o custo final da compra. Você pode conferir os valores no ranking VET do Banco Central e avaliar em qual empresa ele é mais vantajoso – a diferença pode ser grande. 

“A comparação destes valores entre fornecedores irá garantir que o consumidor escolha o menor custo entre as alternativas que pesquisou, seja durante a Black Friday ou em qualquer outro momento do ano”, afirma Mathias Fischer, diretor de Estratégia e Inovação da MeuCâmbio. 

Além disso, se você precisa trocar grandes quantidades de dinheiro, não compre tudo de uma vez – nem na Black Friday. Deixe para fazer o câmbio aos poucos, em momentos de queda da moeda. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s