Trilha guiada gratuita no Parque Nacional do Itatiaia leva às principais atrações

Lago Azul e Pedra de Fundação estão no roteiro, que pode ser de um ou cinco quilômetros

Está programada para o próximo sábado (26), no Parque Nacional do Itatiaia, em Itatiaia (RJ), a Caminhada da Natureza nas trilhas do Parque Nacional, um passeio gratuito que passa pelas principais atrações do local. A trilha pode ter o percurso de 1 ou 5 quilômetros, vai de acordo com a disponibilidade de cada um.

Ás 8h, o grupo, que será guiado pelo guia de turismo local Moacir Rodrigues, parte do Centro de Visitantes do Parque rumo ao Lago Azul (que na verdade é verde). A caminhada até o poço tem cerca de 15 minutos e distância de 1 quilômetro.

Essa é a primeira opção da trilha: a partir daí, quem preferir pode retornar ao Centro de Visitantes. Os que optarem por continuar seguem a caminhada com o guia. A próxima passagem conhecida é um trecho do Rio Campo Belo, que nasce a 2.500 metros de altitude, corta todo o parque, forma as cachoeiras e poços e finalmente desagua no Rio Paraíba do Sul. O Rio é um local propício para banho, mas no inverno a temperatura da água está baixíssima.

Após a passagem pelo Rio Campo Belo, a rota segue até a sede administrativa do Parque. Lá os caminhantes poderão conhecer um relógio solar de 1925. Construído na Inglaterra, o relógio funciona de acordo com as estações do ano e a incidência da luz do sol.

A jornada continua, e o próximo ponto a ser visto é a Pedra de Fundação. A trilha segue, e a Mata Atlântica é cenário presente em praticamente todos os momentos. Não é raro encontrar macaquinhos pelo caminho.

Por fim, após 5 quilômetros percorridos, os visitantes retornam ao Centro de Visitantes. A trilha é uma oportunidade de conhecer a fauna e a flora de Itatiaia da maneira mais divertida e saudável possível. Não se esqueça dos sapatos confortáveis, água e protetor solar.

Leia mais:

Nove atrações de aventura no Brasil com cinco estrelas do Guia Quatro Rodas

Cinco parques aquáticos brasileiros estão entre os melhores do mundo; veja lista

Parque do Ibirapuera está entre os melhores do mundo

Roteiro pelo centro de SP leva aos tempos do ciclo do café

Roteiro rodoviário – Bocaina e Mantiqueira Fluminense

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s