Trecho de Trilha Inca que leva até Machu Picchu é descoberto no sudeste de Cusco

O caminho tem um túnel de cinco metros, que já é considerado um dos melhores exemplos da engenharia Inca

Por Julia Latorre Atualizado em 16 dez 2016, 07h50 - Publicado em 6 jun 2014, 17h44

Pesquisadores do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu descobriram no sudeste de Cusco, no Peru, um novo trecho da Trilha Inca que leva até a região de Wayraqtambo. Com 1,5km de extensão, a 2.700 metros de altura, a trilha localizada na parte alta, atrás da montanha de Machu Picchu, dá uma nova perspectiva de visão da “cidade perdida dos Incas”.

A descoberta do caminho fica ainda mais interessante com a revelação de um túnel que tem cerca de cinco metros de comprimento. O antropólogo e chefe do Parque Arqueológico de Machu Picchu, Fernando Astete, explicou à imprensa que o túnel já pode ser considerado um dos melhores exemplos da engenharia dos Incas. O teto do túnel rachado com pedras que encaixam perfeitamente nas fendas são características típicas da engenharia Inca, essa é uma técnica usada para evitar o colapso dos blocos superiores em caso de terremotos ou outros desastres naturais.

Ainda não é possível fazer a trilha completa: trabalhadores estão retirando pedras e ervas daninhas que impedem a passagem. Portanto, o novo trecho ainda não pode ser visitado por turistas.

“O caminho deve ser restaurado e devidamente valorizado por seu valor patrimonial”, afirma Fernando Astete. Já foi encaminhada para a ONU uma solicitação que declare o Caminho Inca como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Leia mais:

Conheça as diferentes rotas para Machu Picchu, no coração do Peru

Continua após a publicidade

Peru: amo muito tudo isso

5 dúvidas sobre Machu Picchu

Os 100 lugares mais lindos do mundo

Turistas se fotografam pelados em Machu Picchu, no Peru

Viaje para as ruínas: conheça 14 ‘cidades perdidas’ no mundo

Fotos: 10 atrações imperdíveis em Machu Picchu

Roteiro de 48 horas em Lima, a capital do Peru

Continua após a publicidade
Publicidade