Continua após publicidade

Todas puras

Veja como quatro badaladas praias urbanas do país mantiveram suas águas limpas em todo o ano de 2012

Por Fernando Souza (edição)
Atualizado em 16 dez 2016, 08h07 - Publicado em 15 fev 2013, 17h49

Para analisar a balneabilidade das praias brasileiras, as secretarias de Meio Ambiente realizam periodicamente a contagem da bactéria Escherichia coli em amostras de água do mar. Presentes no intestino de animais como o próprio homem, esses coliformes chegam à praia conduzidos por córregos sem tratamento e podem transmitir doenças infecciosas. Por isso, antes de se jogar nas marolas é recomendável checar a qualidade da água nos sites das secretarias. A seguir, saiba como quatro praias badaladas do país tornaram-se campeãs também em balneabilidade.

  • Jurerê Internacional (Florianópolis, SC) A praia dos lounges na areia e dos Porsche na garagem colhe os frutos do planejamento do bairro, que preservou o entorno verde, controlou a ocupação e implantou um sistema próprio de tratamento de esgoto. A fisiografia de mar aberto também ajudou, já que as correntes marítimas afastam os dejetos da costa.
  • Maresias (São Sebastião, SP) Os dorsos mais torneados do litoral paulista se banharam em uma praia aprovada nos 51 relatórios de 2012. De novo o dinheiro fez sua parte, custeando o saneamento, enquanto o mar aberto garantiu a renovação das águas e a dispersão dos dejetos.
  • Prainha (Rio de Janeiro, RJ) Reduto de surfistas, a praia mais preservada do Rio foi além. Em 2012, a pequena enseada recebeu a certificação internacional Bandeira Azul, que atesta a excelência das praias em gestão ambiental. Parte de uma reserva, a Prainha é beneficiada pela ausência de construções, pelo controle de visitantes e por um rigoroso monitoramento ecológico.
  • Ponta Negra (Natal, RN) Criado para monitorar as águas do estado, o Programa Água azul aferiu que a parte central de Ponta Negra, a melhor praia urbana de Natal, esteve própria para banhos em todo o ano de 2012. O bom desempenho resulta da combinação entre a eficiente rede de saneamento básico e a ação natural das correntes costeiras.

Leia mais:

Check-in ##– Veja outras reportagens da edição de FEVEREIRO de 2013 da VT

Continua após a publicidade

As praias deste verão ##– Reportagem da Viagem e Turismo

Publicidade