Continua após publicidade

Temperaturas ficam abaixo de zero em Santa Catarina e cachoeira congela completamente

Por Giovanna Fontenelle
10 jun 2016, 21h53
Cachoeira congelada em Urupemma, Santa Catarina
Cachoeira congelada em Urupemma, Santa Catarina (/)
Continua após publicidade

Depois de um verão escaldante e um começo de outono mais quente que o normal, as temperaturas finalmente despencaram e chegaram com tudo no sul do país. Boa notícia para os viajantes que amam um friozinho para viajar a dois ou para levar a criançada.

Na madrugada desta sexta-feira (10), as cidades de São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, amanheceram cobertas de gelo ao atingirem -5,5°C e -7,2°C. Estas foram as temperaturas mais baixas do ano até agora, de acordo com o Epagri/Ciram, órgão responsável pela previsão do tempo no estado.

A cachoeira de Urupema, cidade considerada como a mais fria do país, amanheceu completamente congelada, para o encanto dos turistas. O modo como a água congelou deu a impressão de que as gotas formaram pequenas estalactites.

10/06/2016- Urupema- SC, Brasil- Conforme as previsões o frio intenso permanece na Serra Catarinense. Urupema teve registro de geada forte que coloriu a paisagem no amanhecer desta sexta-feira (10). A Cachoeira novamente congelou se transformando num belo espetáculo da natureza e atraiu inúmeros turistas de diversas partes do Brasil. Segundo a Epagri/Ciram, órgão oficial que monitora as condições climáticas no estado de Santa Catarina a temperatura mínima registrada na cidade foi de -7.2°C, por volta das 7h da manhã, a menor registrada este ano no estado. Já o termômetro de rua, localizado na praça central da cidade, registrou a marca dos -6°C . Segundo os moradores foi difícil sair às ruas logo pela manhã por conta do frio, quem precisou teve que se agasalhar bem recorrendo a roupas pesadas, mantas, toucas e luvas para enfrentar o rigor das baixas temperaturas. As previsões meteorológicas indicam que os próximos dias serão ainda mais frios, podendo atingir marcas ainda menores. Confira as imagens de mais um amanhecer gelado na cidade mais fria do Brasil. Fotos: Marília Oliveira/ Prefeitura de Urupema
Continua após a publicidade

Turistas aproveitam para fazer fotos na cachoeira congelada (foto: Marília Oliveira/ Prefeitura de Urupema)

Já em São Joaquim, a geada provocou a cristalização de árvores e folhas coloridas, que ficaram parecendo fósseis rodeados de gelo. As águas do lago da Praça João Ribeiro também congelaram, formando uma grossa camada, onde pequenos animais se divertiram andando por cima.

Continua após a publicidade
Folhas secas congeladas em São Joaquim (foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/ São Joaquim Online)

Folha seca congelada em São Joaquim (foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/ São Joaquim Online)

Continua após a publicidade

Outras 41 cidades no estado também atingiram menos de 0°C na noite desta quinta (9) para sexta (10). A previsão para os próximos dias é de ainda mais frio. Segura que esse inverno nem chegou e já promete trazer temperaturas arrasadoras!

Publicidade