Solstício de verão em Stonehenge será transmitido pela internet

Uma transmissão do primeiro amanhecer do verão vai acontecer ao vivo, quando o Sol se alinhará com sua pedra principal

Em um ano normal, pessoas das mais variadas vertentes esotéricas, estudiosos e uma infinidade de outros curiosos estariam fazendo planos para visitar a estrutura neolítica de Stonehenge, na Inglaterra, para celebração anual do solstício de verão, que a cada reúne costuma reunir cerca de 20 mil pessoas.

Por conta da pandemia de coronavírus, o English Heritage, órgão responsável por gerir monumentos e locais históricos do país, anunciou que excepcionalmente em 2020 será feita uma cerimônia virtual ao invés da presencial.

“Nossas câmeras irão capturar as melhores vistas de Stonenhenge, permitindo que você se conecte com esse local espiritual do conforto da sua própria casa”, afirmou a organização em comunicado.

Essa será a primeira vez na história que a organização fará uma transmissão ao vivo do fenômeno astronômico, que marca o início do verão no Hemisfério Norte e o dia mais longo do ano.

As lives acontecerão em duas ocasiões, com aproximadamente trinta minutos cada, no Facebook do English Heritage. A primeira mostrará o pôr do Sol no dia 20 de junho, às 17h30 do horário de Brasília. Já a segunda exibirá o raiar do dia no dia 21 de junho, à 1h também do horário de Brasília.

Depois, serão disponibilizadas filmagens de drones e outras imagens em alta resolução. Para receber informações atualizadas, confirme a presença no evento do Facebook.

Stonehenge e o solstício de verão

Stonehenge, Inglaterra A live também será uma oportunidade única de assistir ao solstício sem milhares de celulares apontados para cima, como normalmente acontece

A live também será uma oportunidade única de assistir ao solstício sem milhares de celulares apontados para cima, como normalmente acontece (Barcroft Media/Getty Images)

De acordo com o English Heritage, as pedras que formam Stonehenge foram colocadas ali por volta do ano 2 500 a.C. Mais do que isso: as colunas foram posicionadas de forma a ficarem perfeitamente alinhadas com os movimentos do Sol.

Dessa forma, durante o solstício de verão, o Sol surge exatamente no centro de sua pedra principal. Essa é uma das principais evidências de que o homem neolítico já detinha algum conhecimento astronômico.

Não se sabe ao certo por qual motivo Stonehenge foi construído ou como os blocos de pedra, que pesam uma média de 25 toneladas, foram transportados até lá.

Porém, ficou evidente que esse era um local de grande importância ritual. Resquícios de corpos humanos cremados foram encontrados no local, o que sugere que ele também tenha sido uma espécie de cemitério da Idade da Pedra.

Atualmente, o local atrai turistas durante todo o ano e é cenário para uma festa especial de solstício de verão. A celebração se estende da madrugada ao amanhecer ao som de cantos e de instrumentos de percussão – álcool e música amplificada são proibidos.

Além de curiosos em geral, o evento atrai pessoas pagãs ou que acreditam na antiga religião druida, que defende, entre outras coisas, os rituais baseados nos ciclos solares e lunares.

Por isso, é comum ver pessoas usando batas, capas, chapéus, coroas de flores e outros adereços.

Stonehenge, Inglaterra Com coroas de flores na cabeça, um casal aguarda o solstício de verão em Stonehenge, que atrai todos os anos cerca de 23 mil pessoas

Com coroas de flores na cabeça, um casal aguarda o solstício de verão em Stonehenge, que atrai todos os anos cerca de 23 mil pessoas (Tolga Akmen/Anadolu Agency/Getty Images)

Veja um vídeo no nascer do Sol no solstício de 2019.

Leia tudo sobre Reino Unido

Leia tudo sobre coronavírus

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s