Sobremesas pelo Brasil: veja fotos de doces da culinária nacional
Uma seleção de sobremesas típicas e deliciosas que podem ser saboreadas de norte a sul do país
Por viajeaqui
access_time
1 Mar 2012, 23h34
Bolo de rolo, doce típico de Recife, em Pernambuco (/)
-
1. Bolo de rolo, doce típico de Recife, em Pernambuco
zoom_out_map
1/10 Doce típico de Recife (Pernambuco), o bolo de rolo tem aparência semelhante a de um rocambole com partes bem finas de massa de pão-de-ló entremeadas por goiabada. Hoje é encontrado por quase todo o Brasil e em versões em que o recheio pode receber doce de leite e compotas diversas. A receita da Casa dos Frios, em Recife, é uma das mais famosas (Divulgação/Divulgação)
-
2. Ambrosia, doce típico de Minas Gerais
zoom_out_map
2/10 Típica das mesas de Minas Gerais, a ambrosia tem ingredientes simples: leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela levados ao fogo. Depois de esfriar, a mistura é levada à geladeira para se transformar numa delícia açucarada (Pierre Refalo/Reprodução)
-
3. Cocada, doce típico da Bahia
zoom_out_map
3/10 Você pode comer cocada em todo o país, mas não pode deixar a Bahia sem ter experimentado a famosa cocada de tabuleiro, vendida em Salvador pelas baianas em trajes típicos. O doce tem a versão branca e a preta, de coco queimado: ambas podem ser duras ou cremosas. Além do coco, a receita da branca tem muito açúcar, cravo e canela dissolvidos em água. Já na cocada preta, costuma-se acrescentar gengibre, açúcar queimado ou rapadura (Fernando Vivas/Reprodução)
-
4. Bolo de arroz, típico de Cuiabá, no Mato Grosso
zoom_out_map
4/10 O bolo de arroz, famoso no Mato Grosso, principalmente em Cuiabá, geralmente é servido para acompanhar chá ou café. Arroz, mandioca, coco ralado e açúcar são os ingredientes principais da massa (Ormuzd Alves)
-
5. Toucinho do céu, encontrado nas confeitarias do Rio de Janeiro
zoom_out_map
5/10 As confeitarias e cafés do Rio de Janeiro exibem várias delícias herdadas da corte portuguesa. Um deles é o delicado toucinho do céu, um bolo feito de gema de ovo, amêndoa e açúcar (Mauro Holanda)
-
6. Tapioca, do Nordeste para as feiras de todo Brasil
zoom_out_map
6/10 Muito popular nas cidades do Nordeste, a tapioca ganhou fama em todo o país. Aquecida em pequenas frigideiras redondas, de ferro ou alumínio, a massa feita com goma de mandioca umedecida e levemente temperada com sal ganha recheios variados. As versões de coco ralado, queijo-de-coalho ou apenas manteiga são as mais tradicionais. As tapioqueiras, com seus fogareiros, são encontradas, por exemplo, no Centro das Tapioqueiras (em Fortaleza), no Alto da Sé (em Olinda), e na orla de Maceió, em Alagoas (Jarbas Oliveira)
-
7. Cuca de banana, típica do Rio Grande do Sul
zoom_out_map
7/10 A cuca de banana, sobremesa típica do Rio Grande do Sul, foi introduzida na dieta dos gaúchos pelos colonizadores alemães. A cuca tem recheio de banana nanica, canela e cobertura feita com farofa crocante (Ormuzd Alves)
-
8. Bolo Souza Leão, típico de Pernambuco
zoom_out_map
8/10 O Bolo Souza Leão é uma sobremesa tradicional em Pernambuco que leva na receita massa de mandioca e tem consistência de pudim. É batizado com o sobrenome de antigos donos de engenhos de cana-de-açúcar do século 19 porque teria sido servido pela família Souza Leão ao imperador Dom Pedro II em visita ao estado (Mauro Holanda)
-
9. Torta holandesa, uma criação de Campinas, em São Paulo
zoom_out_map
9/10 Na torta holandesa, os ingredientes são leite condensado, biscoitos maria, biscoitos cobertos de chocolate, creme de leite e chocolate meio-amargo para a cobertura. Apesar do nome, essa sobremesa supercalórica foi criada no Brasil e é difundida pelas docerias de Campinas, em São Paulo. Já entre as sobremesas típicas da Holanda, as tortas têm frutas e biscoitos (Mauro Holanda)
-
10. Suflê de goiabada com calda de catupiry
zoom_out_map
10/10 O suflê de goiabada com calda de catupiry é uma versão moderna que alguns restaurantes de São Paulo fazem do popular romeu e julieta (queijo-de-minas com goiabada), como o da chef Carla Pernambuco, do Carlota. A mistura entre os paladares doce e salgado é equilibrada. Após o cozimento, a colher quebra a superfície para chegar ao recheio derretido (Mario Rodrigues)
Bolos fofinhos, creme, chocolate, frutas cristalizadas, goiabadas e marmeladas. São tantas as delícias que descobrimos ao viajar pelo Brasil que conhecer os doces típicos de cada região passa a ser um roteiro de viagem por si só! Conheça algumas delas: torta holandesa, ambrosia, bolo souza leão, bolo de rolo, tapioca, cocada, cuca de banana, toucinho do céu, bolo de arroz e suflê de goiabada.