Site Hospeda Rio incentiva a hospedagem familiar

Prefeitura do Rio de Janeiro investe em atividade que já é frequente na Europa

Por Tânia Vinhas Atualizado em 16 dez 2016, 00h36 - Publicado em 21 Maio 2012, 13h11

A Riotur, empresa de turismo do município do Rio de Janeiro, lançou na sexta-feira o site www.hospedario.com.br, uma rede que oferece opções de hospedagem domiciliar na capital fluminense.

Atividade comum na Europa, a ideia é bem simples: na falta de vaga ou de verba para ficar em hotéis, que tal ficar em uma casa de família? Pagando uma taxa mais barata, a pessoa pode não ter grandes regalias, mas terá um contato mais próximo com a cultura e os hábitos locais.

Além disso, a prática alivia a sobrecarga na rede hoteleira da cidade, que tem programado na agenda grandes eventos como o Rio+20 e Jornada Mundial da Juventude.

O site serve como uma ligação para os dois lados – para o turista que busca acomodação e para a pessoa que está disposta a abrir as suas portas (o chamado “Anfitrião Carioca”). Para garantir que o turista seja bem recebido, a prefeitura exige que a residência tenha no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, que o dono more no local, que ofereça café da manhã e serviço de limpeza e mais outros requisitos.

A Riotur garante que o turista não deve se preocupar, pois o imóvel será avaliado antes de ter a documentação liberada e o uso da casa aprovado, passando então a fazer parte da rede Cama e Café ou B&B Brasil. As duas empresas já assinaram a Carta Carioca de Hospitalidade, um documento que assume compromissos mínimos de qualidade e infraestrutura para o sistema.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS:

Destino – Rio de Janeiro

48 Horas no Rio de Janeiro

Walking Tour no Rio de Janeiro

Roteiro cultural da Rio+20 terá mais de 160 atividades

Acordo vai diminuir custo da hospedagem na Rio+20 em até 60%

Continua após a publicidade
Publicidade