Segredos de estado

Durante o ano, os repórteres do recém-lançado GUIA BRASIL 2013 vasculharam o país em busca de novidades. Aqui eles revelam cinco achados sensacionais

  • Comida nordestina tipo exportação: “Em Olinda, o restaurante Cozinhando Escondidinho (81/3451-0599), do jovem chef Rivandro França, se destacou a ponto de darmos à casa a sua primeira estrela. As receitas regionais têm sempre um quê a mais, caso da ‘taba da salvação’, cujas iscas de carne de sol e queijo de coalho são flambadas com cachaça. O próprio chef é uma figura: ele faz questão de cozinhar usando o típico chapéu de couro nordestino.” (Marina Valle)
  • Programa de índio: “Em Alter do Chão (PA), no coração da Amazônia, a Araribá (araribah.com.br) é umas das mais completas lojas de artesanato indígena do país. São vendidas peças produzidas por mais de 80 etnias. Para garimpar os produtos, o próprio dono da loja, Marcelo Freitas, viaja por meses para negociar com os índios.” (Luiz Giannoni)
  • A nova Bonito: Nobres, a 150 quilômetros de Cuiabá, é considerada a Bonito do Mato Grosso. A cidade tem flutuações tão belas quanto as da concorrente sul-matogrossense: um bom exemplo é o Aquário Encantado, com 32 espécies de peixes. Há ainda grutas e cachoeiras. A parte boa: os passeios custam a metade do que custariam em Bonito.” (Luiz Felipe da Silva)
Nobres, a 150 quilômetros de Cuiabá Nobres, a 150 quilômetros de Cuiabá

Nobres, a 150 quilômetros de Cuiabá (/)

Nobres é um otimo destino para mergulho e flutuação – Foto: Luiz Felipe da Silva

  • Mágica na cozinha: “Utilizando técnicas da gastronomia molecular, o restaurante Poco Tapas (pocotapas.com.br), de Joinville (SC), serve pratos inusitados, como a sobremesa “bafo de dragão”: uma pipoca doce com calda de nitrogênio que faz com que a pessoa, ao comer, solte, literalmente, fumaça pela boca.” (Juliane Massaoka)
  • Hostel histórico: “Com jardins de Burle Marx, o Albergue da Samambaia (isca.org.br), em Petrópolis, leva aos sem muita grana a oportunidade de ficar em um casarão histórico, de 1742!” (Renata Mastromauro)

Estrelas que vêm, estrelas que vão

Guia Brasil 2013, o melhor guia do país ainda maior! Guia Brasil 2013, o melhor guia do país ainda maior!

Guia Brasil 2013, o melhor guia do país ainda maior! (/)

O GUIA BRASIL 2013 traz novidades em uma de suas áreas mais sensíveis (e polêmicas): a de restaurantes. O reduzido e seleto clube de casas três-estrelas do Brasil mudou. Saem os cariocas Antiquarius e Le Pré Catelan, entram o brasiliense Aquavit e o paulistano Maní. Nas divisões inferiores também há novidades. Dois italianos recém-inaugurados reforçam a lista de endereços estrelados. Da especialidade em São Paulo. Attimo (aberto em julho) e Girarrosto (em fevereiro) abocanharam duas estrelas cada um – além dos prêmios de Novidade do Ano e de Restaurateurs do Ano, respectivamente. A mesma cotação foi alcançada por quatro casas de cozinha contemporânea, que ganham um upgrade nesta edição: Le Monde Villa Lina, em Porto Alegre; Mahalo, em Cuiabá; Oro, no Rio de Janeiro; e Epice, em São Paulo. A equipe do GUIA BRASIL 2013 garimpou ainda estreias promissoras em destinos longe das capitais. É o caso do Sollar, em Búzios, capitaneado pelo chef veterano Danio Braga (ex-Locanda della Mimosa, de Petrópolis); e também do Provence Cottage, em Monte Verde – o bistrô funciona na pousada de mesmo nome e serve apenas menus degustação. (BRUNO LEUZINGER)

Leia mais:

Check-in ##– Veja outras reportagens da edição de NOVEMBRO de 2012 da VT

Chegou o novo Guia Brasil 2013 do GUIA QUATRO RODAS

Os seis melhores restaurantes do Brasil

Veja a lista dos restaurantes estrelados do Guia Brasil 2013

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s