O Rijksmuseum, o melhor e mais reverenciado museu de arte da Holanda, será reinaugurado neste sábado, dia 13 de abril. Localizado na mesma praça de Amsterdã do igualmente querido Museu Van Gogh (também em reforma, previsto para reabrir no dia 1º de maio), ele abre ao público no domingo (14).
Depois de dez anos de um extenso trabalho de readequação do histórico edifício do século 19, o museu agora apresentará novas instalações, 80 galerias e serviços de apoio ao visitante, com um novo restaurante e dois cafés, além de nova estrutura de acessibilidade. Em suas mostras estarão cerca de 8 mil peças — de um acervo total de mais de um milhão — contando 800 anos de história, com artefatos e obras de arte vindos de todo o mundo. Os destaques da coleção são pinturas da Era de Ouro dos Países Baixos como A Ronda Noturna, de Rembrandt van Rijn, e as pinturas A Leiteira e Mulher Lendo Carta, de Jan Vermeer.
A cerimônia de reinauguração será uma das últimas conduzidas pela rainha Beatrix, que no próximo dia 30 abdicará do trono em favor de seu primogênito, o príncipe Willem-Alexander.
Leia mais:
Rijksmuseum — ingressos, destaques, horários
Amsterdã — atrações turísticas, passeios, dicas
48 Horas em Amsterdã — um roteiro pela capital da Holanda
Museu Van Gogh — ingressos, destaques, horários