Ranking: as 10 melhores praias do mundo

Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, divide o top 10 com praias do Caribe, Oceania e Europa

Por Victória Martins Atualizado em 21 Maio 2020, 14h52 - Publicado em 13 dez 2017, 19h58

A maior agência de viagens canadense, FlightNetwork, divulgou uma pesquisa com as 50 melhores praias do mundo. A Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, ficou em sexto lugar.

O juri foi composto de 632 profissionais da área do turismo, entre blogueiros, agentes de viagem e jornalistas, que deram notas para cinco critérios: beleza natural, isolamento, qualidade da água e da areia, dias de sol por ano e temperatura média.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
Reserve sua hospedagem na Baía dos Porcos pelo Booking.com MaFelipe/iStock

Confira o top 10:

1. Grace Bay, Turks & Caicos

Grace Bay, nas Ilhas Turcas e Caicos
A praia de Grace Bay, na ilha de Providenciales, ficou com o primeiro lugar da lista shalamov/iStock

Caribenha, Grace Bay levou o primeiro lugar no ranking por suas barreiras de corais coloridas, águas quentes e claras, areia branca e limpa e sol em aproximadamente 319 dias do ano. A praia se recuperou rápido da destruição causada pelos furacões Irma e Maria, que passaram pelo Caribe em 2017, segundo o órgão de turismo de Turks & Caicos. Reserve sua hospedagem em Grace Bay pelo Booking.com.

2. Whitehaven Beach, Austrália

Praia de Whitehaven, na Austrália
Whitehaven, um paraíso de areias brancas John Carnemolla/iStock

Como o próprio nome já indica, Whitehaven Beach é um “refúgio branco” – sua areia, composta por 98% de sílica, é uma das mais brancas do mundo. Junte isso às águas cristalinas e as montanhas muito verdes e você terá, segundo o ranking, um “paraíso na terra”. O único “problema”? A praia tem em média 292 dias de sol por ano, menos do que Grace Bay. Whitehaven Beach fica nas Ilhas Whitsunday, entre o continente australiano e a Grande Barreira de Corais e, para chegar até lá, é preciso um barco, helicóptero ou avião aquático. Reserve sua hospedagem em Whitehaven Beach pelo Booking.com.

3. Anse Lazio, Seicheles

Praia Anse Lazio, em Seicheles
A famosa praia Anse Lazio fica nas ilhas Seichelles, no Oceano Índico dibrova/iStock

Com águas quentes e inúmeras palmeiras circundando-a, Anse Lazio é reconhecida como uma das praias mais bonitas do mundo e “oferece um oásis tropical para todos os tipos de turista”, quer eles prefiram atividades mais agitadas, como o mergulho, quer prefiram a serenidade. Reserve sua hospedagem em Anse Lazio pelo Booking.com.

Continua após a publicidade

4. Pink Sands Beach, Bahamas

Pink Sands Beach, nas Bahamas
As areias rosas de Pink Sands Beach parecem tiradas de contos de fadas zxvisual/iStock

Areia rosa? Sim, em Pink Sands Beach, você vai encontrar! O chão colorido, formado por pequenas conchas vermelhas e rosas e insetos microscópicos contrasta com as águas turquesa, criando um cenário de sonhos. Além disso, a praia é protegida por uma barreira de corais, que deixa o mar calmo e faz dele um dos melhores para a prática do mergulho. Localizada na Ilha Harbour, a praia só é acessada através de um táxi aquático. Reserve sua hospedagem nas Ilhas Harbour pelo Booking.com.

5. Navagio Beach, Grécia

Navagio Beach, na Grécia
O navio encalhado na areia atrai muitos turistas curiosos à Navagio Beach fotofritz16/iStock

A praia, na ilha de Zakynthos, não é das mais quentes, com uma temperatura média anual de 19°, mas a areia branca, as águas muito azuis e as falésias que a rodeiam fazem dela um “paraíso único”. A praia é famosa por causa do navio MV Panagiotis, que está encalhado desde 1980 e atrai turistas do mundo inteiro. A Navagio Beach só é acessada por barco ou paraquedas – o que tornou o lugar reconhecido pela prática de basejumping, modalidade de baixas altitudes, em que os praticantes se jogam dos penhascos para caírem de paraquedas na praia logo em seguida. Reserve sua hospedagem em Navagio Beach pelo Booking.com.

6. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

Praia Baía dos Porcos em Fernando de Noronha
Baía dos Porcos: tão perto e tão cara Giancarlo de Souza Gianne/iStock

Segundo a FlightNetwork, a Baía dos Porcos é uma das praias mais inspiradoras de se vivenciar, já que a “miríade de azuis se mistura em perfeita harmonia nas águas calmas cheias de formações rochosas”. E mais: tem índice demográfico baixíssimo, o que fez o lugar ganhar uma nota 10 no critério “isolamento”. A praia recebeu ainda a pontuação máxima no quesito “beleza natural” e 9 em “qualidade da água e da areia”

7. Playa Paraiso, Tulum, México

Playa Paraiso, no México
Uma barreira de corais deixa o mar calmo, ideal para mergulho 4FR/iStock

Visitada por milhares de turistas anualmente, Playa Paraiso tem “impressionantes areias brancas e águas esverdeadas que se combinam para criar uma praia diferente de outras no México”. O mar é calmo, devido a uma barreira de corais que se ergue pouco depois da costa e faz da praia um lugar tanto para quem quer tranquilidade quanto para quem deseja se aventurar no mergulho. Reserve sua hospedagem em Playa Paraiso pelo Booking.com.

8. Hyams Beach, Austrália

Hyams Beach, na Austrália
Hyams Beach já foi apontada pelo Guiness como a praia com as areias mais brancas do mundo lovleah/iStock

Dona da “areia mais branca do mundo, segundo o Guiness”, Hyams Beach, 200 quilômetros ao sul de Sydney, tem águas cristalinas e é circundada por formações rochosas cobertas de verde. Além da praia, os turistas podem aproveitar as trilhas do Parque Nacional Booderee e aproveitar para mergulhar, fazer windsurf ou observar golfinhos, presenças frequentes na região. Reserve sua hospedagem em Hyams Beach pelo Booking.com.

9. Playa Escondida, México

Hidden Beach, no México
Especula-se que o buraco no teto na caverna tenha sido formado devido a testes de bombas realizados no local durante a I Guerra Mundial ferrantraite/iStock

Completamente escondida dentro de uma caverna, cuja abertura permite a entrada de sol, Playa Escondida é “uma das mais interessantes do mundo”. Intimista, permitindo um número limitado de pessoas por vez, a praia fica a uma hora de barco de Puerto Vallarta e a única maneira de chegar até lá é descendo do barco e nadando até a costa. Reserve sua hospedagem em Puerto Vallarta pelo Booking.com.

10. Trunk Bay, Ilhas Virgens Americanas

Trunk Bay, nas Ilhas Virgens Americanas
Trunk Bay, localizada na Ilha de St. John, é considerada uma das mais bem preservadas do mundo sorincolac/iStock

Com uma estreita faixa de areia, Trunk Bay é rodeada por florestas muito verdes e um mar cristalino, que permite aos turistas verem os coloridos animais marinhos do lugar. Doada há mais de cinco décadas para o Serviço Nacional de Parques, agência dos Estados Unidos que maneja todos os parques nacionais do país, a praia é até hoje uma das mais bem preservadas do mundo e é considerada a mais bonita das Ilhas Virgens. Reserve sua hospedagem em Trunk Bay pelo Booking.com.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade