Quando e onde encontrar os campos de lavanda na Provence

Saiba qual a melhor época para coincidir a ida à França com o florescer das lavandas e quais cidades incluir no roteiro

Por Barbara Ligero 13 abr 2017, 12h18

Se o propósito da sua viagem é ver os campos de lavanda floridos, vá em julho, quando as flores ficam bem roxas. No entanto, é preciso ter cuidado com a data da colheita, que pode acontecer entre o fim de julho e o início de agosto – depois disso, as flores desaparecem. 

A porta de entrada da Provence, por via aérea, é Marselha, mas, no quesito charme, a melhor base para se hospedar é em Aix-en-Provence. A dica é fazer bate e voltas de carro até as plantações, distantes entre uma e duas horas de viagem.

Uma das paradas clássicas é a cidadezinha de Gordes e sua Abadia de Sénanque, do século 12, cercada de flores. Ainda por lá, visite o Musée de la Lavande para aprender a diferença entre “lavanda real” e “lavandin” e deixar alguns euros na lojinha com produtos Château du Bois.

A Abadia de Sénaque, em Gordes Hans/Pixabay

O próximo destino deve ser Valensole, principal polo de cultivo da flor, onde vários campos se estendem ao longo das estradas.

Um pouco mais distante, Sault é um bonito vilarejo medieval no alto de uma colina, com vistas privilegiadas para os campos.

Uma boa sugestão ali é conhecer a Distillerie Aroma’plantes, fazenda familiar que funciona como destilaria de plantas aromáticas. Ainda mais divertidos são os workshops que ensinam a fazer buquês e sabonetes artesanais – tudo a partir da lavanda.

O vilarejo medieval de Sault Schaerfsystem/Pixabay

Passeio bacana também é à fábrica da L’Occitane, em Manosque. O tour de uma hora pelas instalações é gratuito e revela as diferentes etapas de produção (reserve com bastante antecedência pelo telefone!). A visita termina em uma loja que vende produtos da marca com um descontinho.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade