Continua após publicidade

Skyscanner é eleito melhor buscador de passagens aéreas

Com diversas funcionalidades, a plataforma ajuda o viajante a encontrar voos baratos de forma rápida e descomplicada

Por Abril Branded Content
Atualizado em 30 jan 2020, 16h05 - Publicado em 29 jan 2020, 20h10
 (Skyscanner/Reprodução)
Continua após publicidade

Eleito pelo público o Melhor Buscador de Passagens Aéreas no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2019/2020, o Skyscanner nasceu de uma frustração: a dificuldade de encontrar passagens baratas com facilidade. Um de seus co-fundadores e atual CEO, o escocês Gareth Williams, perdia horas procurando ofertas em sites de aéreas e terminava por compará-las na unha. Um dia, nos idos de 2013, cansado de passar trabalho, Gareth chamou mais dois amigos para construir uma ferramenta que desse conta do recado. 

Dezessete anos depois, o Skyscanner é um dos líderes no mercado de busca de voos. Presente em 52 países, são 100 milhões de usuários mensais no mundo inteiro. “Nos últimos dois anos, vendemos 49 bilhões de libras em passagens aéreas e, todos os meses, ajudamos mais de 14 milhões de passageiros a voarem – mais do que muitas companhias aéreas do mundo”, diz Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação e marketing do Skyscanner.

Não é exagero dizer que a ferramenta é uma dos grandes responsáveis por reformular a maneira como viajamos. Aquele hábito de abrir dezenas de abas do navegador ou depender de terceiros para encontrar as melhores tarifas ficou para trás. O mecanismo do Skyscanner faz toda a comparação e apresenta as opções em segundos e sem estresse.

Skyscanner
Interface para desktop do Skyscanner. Também existe a versão mobile, disponível para iOS e Android (Skyscanner/Reprodução)

A partir do resultado da busca, o usuário é redirecionado a um site que pode ser de uma companhia aérea, de uma agência de viagem ou de uma empresa que comercializa milhas, onde então poderá comprar a passagem sem custo adicional. A remuneração do Skyscanner vem de uma porcentagem que é paga por quem vendeu o ticket.

A empresa, que no começo trabalhava apenas com a busca de voos, expandiu: atualmente, também lida com aluguel de carro e hospedagem. São 1200 parceiros, entre companhias aéreas e agências de viagem, reunidos na plataforma e disponíveis no site e no aplicativo (para iOS e Android).

Mil e um recursos de busca

Um dos diferenciais do buscador são suas ferramentas e filtros, que permitem achar os menores preços e as melhores datas para viajar. Entre os recursos da plataforma, se destacam:

Continua após a publicidade

→ Busca “Mês a mês” e “Mês mais barato”

Já sabe para aonde quer ir, mas ainda não definiu quando? Esses dois filtros são ideais para quem tem flexibilidade de datas na hora de viajar e quer encontrar o menor preço disponível.

Skyscanner
No Skyscanner, o usuário pode selecionar o mês em que deseja viajar ou, se tiver flexibilidade, clicar em “Mês mais barato” (Skyscanner/Reprodução)

Na opção “Mês a mês”, o usuário tem uma visão geral dos preços do mês escolhido, sem precisar selecionar datas. A busca mostra os preços de cada dia, em formato de calendário ou gráfico – e assim você pode escolher quais datas de determinado mês vale mais a pena. 

O “Mês mais barato” é um recurso interessante para quem não tem uma data em mente. A busca leva o usuário diretamente para o calendário ou gráfico (você escolhe) do mês mais barato com as respectivas tarifas.

Skyscanner
Na simulação de um voo entre São Paulo e Rio, as tarifas aparecem num calendário (também existe a opção de exibição em gráfico) (Skyscanner/Reprodução)
Continua após a publicidade

→ Alerta de preço

Companhias aéreas aumentam e diminuem seus valores em um piscar de olhos, o que torna quase impossível a tarefa de acompanhar a flutuação das tarifas. A solução do Skyscanner para isso foi a criação de um alerta de preços. Funciona assim: você define a rota escolhida, as datas da viagem e recebe periodicamente um e-mail informando se os valores aumentaram, diminuíram ou se continuam os mesmos. 

Se a sua viagem estiver a menos de 100 dias de distância, um e-mail de monitoramento será enviado diariamente. Caso contrário, uma vez por semana, já que os preços tendem a se manter mais estáveis quanto mais no futuro for a viagem. O ideal para conseguir um bom desconto é acionar o alerta de preço com, no mínimo, três meses de antecedência – mas mesmo com um prazo menor é possível economizar.

alerta de preço Skyscanner
O botão de alerta de preço (à esquerda) pode ser acionado no momento da busca (Skyscanner/Reprodução)

→ Qualquer lugar

Você sabe que quer viajar, mas ainda não tem um destino certo? A ferramenta “Qualquer lugar” é perfeita para os viajantes que precisam de uma inspiração a mais de onde ir ou para aqueles que se deixam levar para os lugares com as melhores promoções.

Ao invés de digitar um destino no campo “Para”, basta escolher a opção “Qualquer lugar” para ser redirecionado a uma lista de países e tarifas ordenada dos menores para os maiores preços. Ao clicar em cada país, aparece uma média estimada de valores, por cidade.

Continua após a publicidade
qualquer lugar Skyscanner
Na aba “Qualquer lugar”, o usuário pode decidir o destino a partir das melhores ofertas (Skyscanner/Reprodução)

Esse recurso também pode ser combinado com os filtros “Mês a mês” ou “Mês mais barato”.

Análise de tendências e preços

Outro ponto forte do Skyscanner são os estudos de mercado. Com uma rede global de mais de 100 milhões de visitantes, a empresa usa os dados das buscas realizadas na plataforma para entender a dinâmica das aéreas e também o comportamento dos viajantes. “A pesquisa é fundamental para conhecer mais de perto os usuários e, a partir disso, pensar em recursos, ferramentas e modelos que possam ajudar na viagem”, diz Tahiana, gerente do Skyscanner. 

Assim surgem análises como os destinos tendência para 2020, os períodos mais baratos para viajar para cada destino e até mesmo os melhores dias da semana e horários para comprar as passagens aéreas.

Compromisso com a sustentabilidade

O buscador também se mostra antenado com a questão da sustentabilidade. No resultado da busca por um trecho, os voos que emitem menos carbono são sinalizados com uma indicação do tipo: “Este voo emite 10% menos CO₂ do que a média buscada”. Nos últimos doze meses,  10 milhões de passageiros escolherem voar dessa forma. 

Continua após a publicidade

A plataforma também mantém uma parceria com a SKYNRG, entidade que apoia o investimento em combustível de aviação sustentável (SAF, em inglês) feito a partir de óleos usados, como óleo de cozinha, que emitem até 75% a menos de CO2.

O que vem por aí

Para oferecer cada vez mais uma experiência prática e rápida, o Skyscanner está sempre testando diferentes ideias e recursos. E mais uma ferramenta promete estar disponível em breve: a Previsão de Preços. “Ela traz um panorama dos valores dos voos para o destino específico, mostrando se os preços tendem a cair ou não, e informa ao usuário o melhor momento para reservar e garantir o melhor preço”, conta Tahiana.

O Prêmio VT é um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa busca constante por excelência e do esforço em ajudar os nossos milhões de usuários a encontrarem as melhores promoções e oportunidades para que eles possam viajar e desbravar o mundo. A Viagem e Turismo é uma referência para nós e é uma honra estar entre os melhores e fazer parte de uma das principais premiações do setor. Nós, como empresa de viagens, nos orgulhamos em poder contribuir com os sonhos das pessoas e continuaremos trabalhando cada vez mais para trazer tecnologias, benefícios e ferramentas para transformar o desejo de viajar em uma realidade.

Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação e marketing do Skyscanner
Publicidade