Prefeito quer cobrar imposto para indenizar turistas assaltados

Rio

Em um evento para empresários no Copacabana Palace, o prefeito eleito do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella, anunciou que pretende indenizar os viajantes que forem assaltados na cidade. Como? Cobrando uma nova taxa, possivelmente incluída no valor final das passagens aéreas, e criando, assim, um fundo para pagar essas indenizações. Um novo tipo de “seguro viagem obrigatório”, exclusivo para quem voa ao Rio. Para ter direito à indenização, o turista terá que declarar seus bens, como celulares, ainda no aeroporto.

Durante as Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro recebeu mais de 1,17 milhão de turistas, dos quais 410 mil eram estrangeiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo com menos de 6 mil visitantes, 88% deles avaliaram positivamente a segurança da cidade, apesar dos casos de violência que viraram notícia durante os jogos. Os reais e os inventados, como o do falso assalto sofrido pelo nadador americano, Ryan Lochte. Alguns governos, como o da Inglaterra, mantêm um alerta sobre a violência urbana das grandes cidades brasileiras – entre elas, o Rio – nas recomendações para os seus cidadãos que viajam para o exterior.

+ 13 praias que vão te fazer feliz no Rio de Janeiro (RJ)
+ Um roteiro a pé por Ipanema, Jardim Botânico e Lagoa
+ 40 botecos imperdíveis na Cidade Maravilhosa

De acordo com Crivella, essa seria uma medida transitória e, apesar de concordar que essa indenização deveria se estender aos cariocas, ressaltou que será limitada aos visitantes, justificando que “o turismo é a maior riqueza da nossa terra”. Não dá para prever se a medida terá impacto real na imagem da cidade, visto que, a princípio, a ideia não inclui nenhum tipo de ação preventiva ou indenização para turistas vítimas de crimes violentos, como o italiano que foi morto ou o seu primo que ficou ferido, ao entrar por engano em uma favela do Rio nessa semana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s